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Autor(es): Mario, Fábio Aurélio de
Orientador: Fabiane Cortez Verdu
Título: Redes de relacionamentos interorganizacionais no processo de internacionalização em casa : um estudo de caso no Recanto Park Hotel
Banca: Anete Alberton - UNIVALI
Banca: William Antonio Borges - UEM
Banca: Gislaine Camila Lapasini Leal - UEM
Palavras-chave: Internacionalização em casa;Redes interorganizacionais;Serviços;Turismo;Hotelaria;Brasil.;Internationalization at home;Interorganizational relationship;Services;Tourism;Hotelier;Brazil.
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A internacionalização vem sendo amplamente discutida sobre diversas perspectivas. Da mesma forma, a Teoria de Redes de Relacionamentos Interorganizacionais, também tem ganhado espaço em discussões acadêmicas. Uma das vertentes teóricas ainda não muito exploradas é a Internacionalização em Casa (IeC). Difundida, majoritariamente, no segmento da Educação, sobretudo, para explicar a internacionalização de Instituições de Ensino Superior, esse processo de internacionalização demonstra-se como mais uma alternativa de abordagem para a internacionalização de empresas, em especial, prestadoras de serviço. O objeto de estudo foi o Recanto Park Hotel, situado na cidade turística de Foz do Iguaçu - PR. Os constructos teóricos empregados foram aclarados, doravante, sobre duas vertentes: (a) A Internacionalização em Casa; (b) As Redes de Relacionamento Interorganizacionais. Em face dessa proposição, estabeleceu-se o seguinte objetivo de pesquisa: compreender como a rede de relacionamentos interorganizacionais influencia o processo de internacionalização em casa do Recanto Park Hotel. Subsidiada pela abordagem qualitativa de pesquisa e pela estratégia de estudo de caso, foram realizadas coletas de dados por meio de: (a) documentos; (b) entrevistas semiestruturadas; (c) observação. Os achados dessa pesquisa estão divididos em três momentos. Em primeiro momento, destaca-se a possibilidade de Internacionalização em Casa das organizações de serviços soft, nas quais o cliente compõe seu processo produtivo. Em segundo momento, o papel das redes interorganizacionais é relevante, sobretudo, nas relações com instituições e organizações, como agências de turismo, guias e taxistas, compondo, portanto, parte do complexo turístico local. Em terceiro momento apresentam-se três proposições de framework: (a) o processo de internacionalização das organizações de serviços, no qual se apresentam elementos ex ante e ex post a internacionalização; (b) uma proposição de framework para a Internacionalização em Casa, na qual se demonstra a existência de elementos similares ao processo de internacionalização tradicional; (c) um framework do processo de Internacionalização em Casa, sendo, amplamente, influenciado pelos fatores ex post a internacionalização.
Abstract: Internationalization has been widely discussed in several perspectives. In the same manner, the Theory of Interorganizational Relationship Networks has also gained space in academic discussions. One of the theoretical strand which still not much explored is the Internationalization at Home (IaH). Widespread, mostly in the Education segment, mainly to explain the internationalization of Higher Education Institutions, this process of internationalization proves to be as further an alternative approach for the internationalization of companies, especially service providers. The object of study was the Recanto Park Hotel, located in the tourist town of Foz do Iguaçu - PR. The theoretical constructs used have been elucidated, henceforth, on two aspects: (a) Internationalization at Home; (b) Interorganizational Relationship Networks. In the light of this proposition, the following research objective has been established: to understand how the interorganizational relationship network affects the process of Internationalization at Home of the Recanto Park Hotel. Supported by the qualitative research approach and the case study strategy, data have been collected through: (a) documents; (b) semi-structured interviews; (c) observation. The findings of the present research are divided into three moments. At first, the possibility of Internationalization at Home of soft services organizations is highlighted, in which the client composes his production process. Secondly, the role of interorganizational networks is relevant, above all, in relations with institutions and organizations, such as tourism agencies, guides and taxi drivers, thus composing part of the local tourist complex. At the third moment, three framework propositions are presented: (a) the process of internationalization of service organizations, in which ex ante and ex post elements are elucidated to internationalization; (b) a framework proposition for Internationalization at Home, which shows the existence of similar elements to the traditional internationalization process; (c) a framework of Internationalization at Home process, being extensively affected by ex post factors to internationalization.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3337
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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