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Autor(es): Shimada, Nayara Emi
Orientador: Elisa Yoshie Ichikawa
Título: Trajetórias anônimas no cotidiano da cidade : a territorialização do bairro Santa Felicidade, pelos seus moradores
Banca: Luiz Alex Silva Saraiva - UFMG
Banca: William Antonio Borges - UEM
Banca: a Defesa: 20/05/2015
Palavras-chave: Estudos organizacionais;Territorialização;Cotidiano;Estratégias;Cotidiano;Táticas;Bairro Santa Felicidade;Maringá;Paraná;(Estado);Brasil.;Everyday life;Strategies and Tactics;Appropriation;Territorialization;Santa Felicidade;Brazil.
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Este estudo teve início com a proposta de trabalhar a temática de Michel de Certeau, o estudo do cotidiano. Para o autor, o cotidiano vai além da repetição e monotonia, ele é constituído pelas mil maneiras de fazer e de inventar do mais fraco diante daquilo que lhe é imposto. Por conta das leituras sobre a temática, um campo de pesquisa despertou meu interesse, a temática das cidades, foi então que uma nova abordagem sobre cidades no campo dos estudos organizacionais começou a ser compreendida. Assim, cheguei à conclusão que a dinâmica da cidade compreende mais que uma face, isso significa que pode ser vista por meio de sua organização espacial e funcional, e também a partir do olhar dos sujeitos que a praticam, e se apropriam cotidianamente dela. Em meio à reflexão dessas temáticas, surgiram alguns conceitos que me conduziram ao fenômeno da territorialização. Processo este que diz respeito a forma que os sujeitos se apropriam do espaço e, se tornam de algum jeito ligado a ele, seja pelo modo que se organizam e dão significados ao lugar e/ou pelas efetivas relações de pertencimento construídas (de posse material e/ou simbólica) sobre o espaço, no intuito de estabelecer um território. Dessa forma, partindo dessas concepções, me pus a investigar a história da cidade de Maringá-PR e acabei me defrontando com um discurso amplamente reproduzido pela população maringaense de cidade-perfeita, sem sinais de miséria ou pobreza. Contudo, em meio a essa realidade planejada, um caso específico chamou minha atenção - a história do bairro Santa Felicidade, caso que irei detalhar no decorrer deste estudo. Diante desse contexto e das intervenções realizadas em Maringá em favor da manutenção de um ideário urbanístico, busquei compreender como ocorreu a territorialização dos moradores do bairro Santa Felicidade, desde os primeiros anos de fundação do bairro até os dias atuais. Para tanto, fazendo o uso de uma perspectiva multiparadigmática, da técnica bricolage, das entrevistas de história oral temática e da análise de discurso da vertente francesa, é que pude ter acesso às práticas e as vivências que tecem o cotidiano desses moradores. Deste modo, diante das adversidades no qual foram expostos, esses moradores conseguiram, no seu cotidiano, construir suas práticas de apropriações (material e/ou simbólica) sobre o espaço ao longo da história, todavia, a mudança ocasionada principalmente pela execução do projeto de requalificação no bairro, trouxe também alterações nas formas de apropriações desses moradores e, consequentemente no processo de territorialização, isto é, no modo como essas pessoas se organizavam e produziam significados ao lugar. Deparei-me, portanto, com sujeitos que não se sentem totalmente pertencentes nem dentro do território que construíram, nem fora dele. Nesse sentido, eis que a territorialização construída se encontra num processo de transição, onde sentidos e significados que antes eram compartilhados estão sendo esquecidos e, ao mesmo tempo, reconfigurados, em que cada vez mais o "espaço privado" e o "individual" estão sendo priorizados.
Abstract: This study began with the proposal to work the theme of Michel de Certeau, the study of everyday life. For this author, the everyday life goes beyond repetition and monotony; it consists of a thousand ways of doing and invents the weakest, against what is imposed to him. Because of the readings on the theme, a field of research sparked my interest, the theme of cities, and it was then that a new approach to cities in the field of organizational studies began to be understood. Therefore, I concluded that the dynamics of the city comprises more than one side, that means it can be seen through its spatial and functional organization, and also from the sight of the subjects who practice it, and own it daily. Among the reflection of these themes, there were some concepts that led me to a territorialization phenomenon. A process which concerns the way the subjects appropriate the space and become somehow attached to it, by the way that organize and give meaning to the place and / or by the built belonging effective relationships (of material possession and/or symbolic) on space, in order to establish a territory. Thus, based on these concepts, I began to investigate the history of the city of Maringá, PR, and I ended up coming across with a speech, widely reproduced by Maringá's population, of a "perfect city" with no signs of poverty or misery. However, amidst this planned reality, a particular case called my attention - the history of the Santa Felicidade neighborhood, the case that I will detail in the course of this study. Underneath this context and in the context of interventions in Maringá in favor of maintaining an urbanistic idea, I pursue to understand how the territorialization of the residents of Santa Felicidade neighborhood occurred, from the first years of foundation of the neighborhood to the present day. Thereby, with the usage of a multi-paradigmatic perspective, usage of bricolage technique, usage of oral history interviews and the adjunct of the French discourse analysis is that I could have access to practices and experiences that weave the daily lives of residents. Therefore, concerning the adversity in which they were exposed, these residents have succeeded in their everyday lives, in build their appropriations practices (material and / or symbolic) on the area throughout history. Nevertheless, the change mainly caused by the implementation of the requalification project in the neighborhood, also brought changes in the forms of appropriation of residents and consequently in the process of territorialization, that is, on how those people organized and produced meanings to that place. I came across with people who do not feel entirely belonging to the territory that they have built neither out of it. In this sense, the territorialization built is in a process of transition, where senses and meanings that were shared are being forgotten and at the same time reset, whereupon more and more the "private area" and the "individual" are being prioritized.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3344
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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