Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEdnaldo Michellonpt_BR
dc.contributor.authorSuzuki, William Ourapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T19:45:44Z-
dc.date.available2018-04-13T19:45:44Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3406-
dc.description.abstractThis paper aims to verify the causes of the reduction in the labor employed in the field from the 80s. To achieve this goal, the following hypotheses were tested to justify the removal of field workers: Do cities offer better opportunities. Does technology dispense farm worker. Has agrarian reform avoided major migration. Methodology involved the occasional analysis of the modernization process of Brazilian agriculture, labor market (agricultural and non-agricultural), the technology used in the field emphasizing family farms, programs and ATER services performed for these producers and programs agrarian reform occurred so far. For this, data were presented on the evolution of urban and rural populations, the evolution of Pronaf over the years and the number of settlements made and families benefited from these projects from the 80s. Thus, this study revealed that cities offer several advantages such as higher wages and easier access to health and education, encouraging the exit of the rural population, especially young people. Moreover, the technology, although it contributed to rural development, dismissed the field workers, working simultaneously for and against the producers. Family farmers were the most affected because they represent almost 75% of the labor employed in this sector. This group received greater attention only from the 90s with the creation of Pronaf, still considered the main instrument of agricultural policy nowadays for this segment. Data showed a higher number of farmers served by the program, but the distribution of the funds invested in the country is still uneven, with higher concentration in the South. Northeast deserves greater attention because concentrates many agricultural establishments in Brazil, mostly poor farmers with low education level. Finally, it was found that agrarian reform, through settlements and the consequent generation of employment and income for landless families, prevented greater migration. But despite benefited from the program, there are families still struggling to produce food in the settlements, suggesting the following challenges to public policies: investment in rural education, enhancement of agricultural labor, better allocation of resources by Pronaf, digital inclusion in the countryside, improving existing settlements and continue implementing new projects for land distribution with ATER warranty.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMão-de-obrapt_BR
dc.subjectAgriculturapt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectPronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiarpt_BR
dc.subjectInovação tecnológicapt_BR
dc.subjectReforma agráriapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.titleA redução da mão-de-obra rural no Brasil na transição do século XX para o XXIpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1José Luiz Parré - UEM
dc.contributor.referee2Wilson João Zonin - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
dc.description.resumoEssa pesquisa investigou as razões da redução da mão-de-obra empregada na agricultura brasileira a partir dos anos 1980. Para atingir este objetivo, foram testadas as seguintes hipóteses para justificar a saída dos trabalhadores do campo: as cidades oferecem melhores oportunidades, a tecnologia dispensa mão-de-obra rural e a reforma agrária evitou maior fluxo migratório. Assim, a metodologia utilizada envolveu as análises pontuais do processo de modernização da agricultura brasileira, do mercado de trabalho (agrícola e não agrícola), da tecnologia empregada no campo com ênfase na agricultura familiar, dos programas e serviços de ATER realizados para esses produtores e dos programas de reforma agrária ocorridos até o momento. Para isso, foram apresentados dados sobre a evolução das populações urbana e rural, a evolução do Pronaf ao longo dos anos e o número de assentamentos realizados e de famílias beneficiadas por esses projetos a partir dos anos 1980. Assim, esse estudo revelou que as cidades oferecem diversas vantagens como os maiores salários e a facilidade de acesso à saúde e à educação, incentivando a saída da população rural, em especial os jovens. Ademais, a tecnologia, embora tenha contribuído para o desenvolvimento rural, dispensou os trabalhadores do campo, atuando, simultaneamente, a favor e contra os produtores. Os agricultores familiares foram os maiores afetados por representarem quase 75% da mão-de-obra empregada nesse setor. Esse grupo passou a receber maior atenção somente a partir dos anos 1990 com a criação do Pronaf, considerado ainda o principal instrumento de política agrícola na atualidade para esse segmento. Os dados apresentados revelam maior quantidade de agricultores atendidos pelo programa, porém a distribuição dos recursos aplicados ainda é desigual no país, com maior concentração no Sul. Já o Nordeste merece maior atenção por concentrar muitos estabelecimentos agropecuários do Brasil, sendo a maioria agricultores de menor renda e com baixo nível de instrução. Por fim, verificou-se que a reforma agrária, por meio de assentamentos e da consequente geração de emprego e renda às famílias antes sem acesso à terra, evitou maior fluxo migratório. Porém, embora beneficiadas pelo programa, há famílias ainda com dificuldades para produzir alimentos nos assentamentos, sugerindo-se, assim, os seguintes desafios às políticas públicas: investimento em educação rural, valorização do trabalho agrícola, melhor distribuição dos recursos pelo Pronaf, inclusão digital no campo, melhoria dos assentamentos já existentes e continuar implantando novos projetos de distribuição de terras com a garantia de ATER.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical127 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Economiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000211729.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.