Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3435
Autor(es): Miltons, Michelle Merética
Orientador: Ednaldo Michellon
Título: Educação e crescimento econômico na Coréia do Sul após 1945
Banca: Rossana Lott Rodrigues - UEL
Banca: Antonio Carlos de Campos - UEM
Banca: Antonio Carlos Lugnani - UEM
Palavras-chave: Coréia do Sul - Educação;Coréia do Sul - Desenvolvimento econômico
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A Coréia do Sul experimentou um crescimento econômico notável nas últimas décadas, especialmente entre os anos de 1960 e 1996. Em 1960, seu produto nacional bruto per capita era de somente US$ 80, mas em 1996, já era superior a US$ 11.000, quando se tornou membro da OCDE. A experiência de crescimento com taxas acima da média dos países da OCDE deu-lhe o título de "Tigre Asiático", assim como a seus vizinhos Taiwan, Hong Kong e Cingapura. A transformação da Coréia é atribuída à interação de vários fatores de ordem econômica e não econômica. Uma das principais razões não econômicas foi o desenvolvimento da educação que, tendo como base o princípio da igual oportunidade de acesso, desenvolveu-se seqüencialmente, ao longo do período 1945-2006. Assim, o objetivo desta pesquisa consiste em verificar se o governo sul-coreano deu prioridade à educação formal com vistas a colaborar em seus projetos de desenvolvimento ao longo de seus governos civis e militares, no período 1945-2006. A hipótese do trabalho é que esta prioridade se verificou, variando apenas na intensidade e forma. Os resultados principais indicam que, de fato, o governo concedeu prioridade à educação. Mas no governo militar de Chun Dae-hwan, a expansão educacional do nível superior foi muito mais fruto da demanda popular, que, historicamente, via o alcance de graus superiores como uma importante forma de atingir status social e prestígio, objetivo não atingido, em sua visão, pela formação técnica e vocacional tão enfatizada pelo Estado.
Abstract: South Korea experimented a remarkable economic growth the last decades, especially between 1960 and 1996. In 1960, its gross national output per capita was only US$ 80, but, in 1996, was more than US$ 11.000, when it became an OCDE's member. The growth experience with rates above the average of OCDE countries gives it the title "Asia Tiger", the same way as its neighbors Taiwan, Hong Kong and Singapore. The Korea transformation is attributed to interaction of a lot of economic and non economic factors. One of main non economic reason was the education development, which had as base the equal opportunity and access principle, development itself sequentially, during the period 1945-2006. The objective of this research is to check if the South-Korean government gave priority to formal education to help its development projects during its civilian and military governments, in the period 1945-2006. The assumption of this research is that priority was checked, changed only in intensity and form. The main results suggested that, in fact, the government gave priority to education. But in Chun Dae-hwan military government, the educational expansion of high level was a result of popular demand that, historically, saw the achievement of high levels as an important manner of reaching social status and prestige, objective not achieved, in their opinion, through technical and vocational education.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3435
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000164533.pdf786,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.