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dc.contributor.advisorJoilson Diaspt_BR
dc.contributor.authorArruda, Cíntia da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T19:46:43Z-
dc.date.available2018-04-13T19:46:43Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3457-
dc.description.abstractThe objective of this paper is to verify if economic growth, increase in the stock of human capital are contributing to the poverty reduction in Brazilian States. The panel data model estimates do consider the dynamics and the specific conditions of each state over time. Another important aspect considered was the causality among the variables. As main result, the states economic growth has not contributed to poverty reduction over time. However, poverty alleviation has come from human capital investment, particularly increase in average schooling of population. In sum education policies that incentive human capital accumulation by youth and children are more effective on poverty alleviation in Brazilian States.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstados brasileirospt_BR
dc.subjectAvaliação econométricapt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectEstimativas Dinâmicaspt_BR
dc.subjectCrescimento econômicopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectPovertyen
dc.subjectEconomic Growthen
dc.subjectEducationen
dc.subjectDynamics Estimatesen
dc.subjectBrazil.en
dc.titlePobreza, crescimento econômico e acesso à educação : uma avaliação econométrica dos Estados brasileiros em painés de dadospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é verificar se o crescimento econômico, e a melhoria da educação têm contribuído para a redução dos índices de pobreza dos estados. O modelo estimado em painel de dados considera os aspectos quanto às diferenças específicas de cada estado, os chamados efeitos fixos, de forma dinâmica no tempo. Outro aspecto importante considerado é o da causalidade entre as variáveis. Como resultado principal tem-se que o crescimento econômico por si só não se mostrou capaz de reduzir os índices de pobreza, enquanto que a melhoria na escolaridade média da população e na freqüência escolar demonstrou ser instrumentos chave na redução do índice de pobreza. Em suma, políticas de incentivo a formação de capital humano para jovens e crianças demonstraram ser efetivas no combate à pobreza dos estados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physicalx, 87 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Economiapt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Economiapt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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