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dc.contributor.advisorFernanda Antonio Simõespt_BR
dc.contributor.authorMercado, Rakelly Giacomopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-16T18:27:32Z-
dc.date.available2018-04-16T18:27:32Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3529-
dc.description.abstractIn this work is carried out an evaluation of urban public transportation system in Maringá, focusing wheelchair?s insertion in conventional public transportation. The definition of wheelchairs as a group of study is based on the greater difficult on moving themselves, since they depend on good conditions of the urban environment to move around with their chairs. The methodology is based on accessibility standards and evaluates bus stops, inside vehicles layout and the equipment designed to board and de-board. The results show that the bus stops have bad infrastructure as much as they are far from the central area; few sidewalks ramps and the amount of interferences are the greater impedance factors. The equipments to board and de-board, in this case vehicular lifts platform, had great as concept, attending the standards of NBR 14022/2006. About the inside vehicles layout the evaluation shows that, although there is vehicular lift platform, they are in disagreement with the standards, mainly about the space for placing the wheelchair, the space to maneuvering and the mechanism to lock the wheelchair, bringing regular as a concept.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTransporte público urbanopt_BR
dc.subjectCadeirantespt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPontos de paradapt_BR
dc.subjectLeiaute internopt_BR
dc.subjectDeficiência físicapt_BR
dc.subjectMaringápt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectUrban public transporten
dc.subjectWheelchair peopleen
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectBus stopsen
dc.subjectInside vehicles layouten
dc.subjectPhysical disabilityen
dc.subjectMaringáen
dc.subjectParanáen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleAcessibilidade e mobilidade de cadeirantes no transporte público urbano de Maringápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Antônio Clovis Pinto Ferraz - USP-
dc.contributor.referee2José Kiynha Yshiba - UEM-
dc.description.resumoNo presente trabalho é realizada uma avaliação do sistema de transporte público urbano de Maringá, enfocando a inserção de pessoas com cadeira de rodas no serviço de transporte público convencional. A definição dos cadeirantes para grupo de estudo está baseada na maior dificuldade de locomoção que essas pessoas enfrentam, pois dependem de boas condições do meio urbano para conseguirem se deslocar com suas cadeiras. A metodologia, baseada nas normas de acessibilidade, avalia os pontos de parada, o interior dos veículos e a transposição da fronteira, ou seja, os movimentos de embarque e desembarque. Os resultados apontam que a medida que os pontos de paradas se afastam da região central pioram as condições de infra-estrutura, sendo guias rebaixadas e obstruções os fatores de impedância mais críticos. Os dispositivos de transposição de fronteira, no caso as plataformas elevatórias veiculares, obtiveram conceito ótimo, atendendo de forma satisfatória as recomendações da NBR 14022/2006. Com relação ao interior dos veículos, a avaliação permite inferir que, apesar de existir plataforma elevatória veicular, o leiaute interno encontra-se em desacordo com as recomendações, principalmente no espaço para colocação da cadeira, na área de manobra e no dispositivo de fixação da cadeira, tendo como conseqüência o conceito regular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Engenharia Civil-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbanapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Engenhariaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physicalxiv, 83 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.centerCentro de Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:2.4 Dissertação - Ciências de Tecnologia (CTC)

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