Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3555
Autor(es): Souza, Sérgio Rodrigues de
Orientador: Marcela Paula Maria Zanin Meneguetti
Título: Cruzeiro do Sul - AC : potencialidade para cidade plataforma logística
Banca: Generoso De Angelis Neto - UEM
Banca: Gisella Maria Zanin - UEM
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico regional;Macro região Amazônica;Logística;Região Amazônica;Plataforma logística;Cargas e fluxos de mercadorias;Transporte intermodal;Cruzeiro do Sul;Acre;Amazônas;Brasil.;Regional economic development;Macro Amazon region;Logistics;Amazon;Logistics platform;Cargo and freight flows;Intermodal transport;Cruzeiro do Sul;Acre;Amazon;Brazil.
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Este trabalho buscou identificar as alternativas e analisar toda a região Amazônica como Plataforma Logística, identificando os terminais existentes e locais para possíveis instalações para a região. Analisaram-se as vias de acessos na região e meios de transporte, transbordo e mercado fornecedor, buscando alternativas para o desenvolvimento local, regional, nacional e internacional através de Plataformas Logísticas e criação de novos eixos comerciais. Primeiramente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica elaborando uma visão panorâmica do que é o Transporte Intermodal e a Plataforma Logística. Depois se realizou uma pesquisa de campo na região, com levantamento exploratório das informações locais. Na região de Cruzeiro do Sul, as bases do estudo foram pesquisas em museu, jornais, revistas locais e órgãos públicos, com a finalidade de fazer um diagnóstico. Realizou-se um estudo das cargas e dos fluxos de mercadorias e potencialidades futuras para a região, principalmente focado nos fluxos dos pólos industriais internacionais e nacionais, tanto das importações dos principais países fornecedores da Ásia quanto das exportações para os países da costa do Oceano Pacífico na América do Sul. Estabeleceram-se o desenvolvimento na região Amazônica e as rotas de transporte intermodal, rota rodoviário-fluvial, rodoviário-aéreo e ferroviário-rodoviário, em todas as rotas, como na região foram avaliadas diferentes alternativas, como: os tempos de viagem, os custos dos fretes e o nível de investimento requerido pelo governo. Finalmente, Cruzeiro do Sul (Acre) foi apontado como um local estratégico para entrada e saída dos produtos entre dois continentes. Conseqüentemente fazer da região Norte do Brasil um novo centro gerador de fluxo econômico e renda vislumbra-se como uma alternativa bastante plausível.
Abstract: This study aimed to identify and analyze alternatives entire Amazon region as Logistics Platform. Identifying the existing terminals and facilities for possible locations for the region, we analyzed the access roads in the region and means of transport, transshipment and supply market. Seeking alternatives for developing local, regional, national and international Logistics Platforms and through the creation of new commercial axis. First, we performed a literature search elaborating an overview of what the Intermodal Transportation and Logistics Platform. Then they conducted a field survey in the region with exploratory survey of local information. In the Region of the Southern Cross, the bases of the study were made in museum studies, newspapers, magazines and local government agencies in order to make a diagnosis. We conducted a study of the loads and flows of goods and future potential for the region, mainly focused on the pattern of industrial poles international and national, both imports from major suppliers in Asia and exports to the countries of the Pacific Ocean in South America were established development in the Amazon region and intermodal transport routes and river road route, road, air and rail-road, on all routes in the region were evaluated as alternatives, such as travel times, the freight costs and the level of investment required by the government. Finally, were appointed Cruises-South Acre, a strategic point for entry and exit of goods between two continents and consequently make Northern Brazil a new center flow generator and income.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3555
Aparece nas coleções:2.4 Dissertação - Ciências de Tecnologia (CTC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000210394.pdf3,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.