Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBreno Ferraz de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorMartins, André da Costapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T17:51:07Z-
dc.date.available2018-04-17T17:51:07Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3860-
dc.description.abstractThis work is theoretically based on the explanation about some concepts from the ausubelian cognitive theory, as well as the exposition of some physics aspects related with gravitational acceleration, with the aim that Physics teachers use the educational product, elaborated based on the referred theoretical foundation, allowing them to propitiate part of the necessary conditions to high school students learn, in a significant way, concepts and physics magnitudes related to gravitational acceleration. Starting a dissertation about how I work the relation between my graduation (Environmental Technologist) and my practice as a Physics teacher, the giving work exposes some relations between the environment and physics teaching, highlights particularities related to high school physics nowadays, clarifies how the teaching-learning process can be facilitated trough the meaningful learning theory, that deals with the historical matters of the development of a few concepts of bodies movements, describes the simple pendulum experiment, also presenting the evaluation of the questionnaires answered by the students from the pré-vestibular of Associação Beneficente Água Viva, before and after the experiment. Lastly, when evaluating the questionnaire, it was possible to observe that high school students demonstrated higher capacity to answer in a satisfactory way, as well as students that, even with the experiment, the dialogue and all the explanation about gravitational acceleration, still have an aristotelian vision about bodies movements. Facing the findings, the elaborated educational product, reports historical and physical aspects from gravitational acceleration, features questionnaires, experimental script, concept maps and comic's illustrations, presents itself as a mean that contributes with a significant learning on concepts and physics magnitudes related with gravitational acceleration.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAceleração gravitacionalpt_BR
dc.subjectFísica - Ensino médiopt_BR
dc.subjectMeio ambiente - Ensino de físicapt_BR
dc.subjectPêndulo simples - Experimentopt_BR
dc.titleAceleração gravitacional: uma proposta de abordagem com objetivo de viabilizar sua aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeGravitational acceleration: a proposed approach with the objective to result its meaningful learningen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Ricardo Garcia Fernandes - UEM-
dc.contributor.referee2Marcelo Freitas de Andrade - UFSC-
dc.description.resumoO presente trabalho fundamenta-se teoricamente na explanação sobre alguns conceitos da teoria cognitivista ausubeliana, bem como na exposição de alguns aspectos físicos relacionados à aceleração gravitacional, com objetivo de que os Professores de Física utilizem o produto educacional, elaborado com base na referida fundamentação teórica, e assim possam propiciar parte das condições necessárias para que o aluno do ensino médio aprenda, de forma significativa, conceitos e grandezas físicas relacionadas à aceleração gravitacional. Partindo de uma dissertação sobre como trabalho a relação entre minha formação (Tecnólogo em Meio Ambiente) e minha atuação como Professor de Física, o presente trabalho expõe algumas relações entre o Meio Ambiente e o ensino de Física, evidencia particularidades relacionadas à Física do ensino médio nos dias de hoje, esclarece como o processo ensino aprendizagem pode ser facilitado por meio da teoria da aprendizagem significativa, trata sobre questões históricas do desenvolvimento de alguns conceitos físicos sobre os movimentos dos corpos, relata a realização do experimento do pêndulo simples, assim como apresenta avaliação dos questionários respondidos pelos alunos do curso pré-vestibular da Associação Beneficente Água Viva, previamente e posteriormente à realização do referido experimento. Por fim, por meio da avaliação dos questionários, foi possível constatar que os alunos que ainda encontram-se no ensino médio demonstraram maior capacidade de responder de forma satisfatória os questionários, bem como ainda há alunos que, mesmo com o experimento, o diálogo e toda a explanação sobre a aceleração gravitacional, possuem uma visão um tanto aristotélica sobre o movimento dos corpos. Diante das constatações, o produto educacional elaborado, relata aspectos históricos e físicos da aceleração gravitacional, dispõe de questionários, roteiro experimental, mapas conceituais e ilustrações em forma de quadrinhos, apresenta-se como um meio que contribua com a aprendizagem significativa de conceitos e grandezas físicas relacionadas à aceleração gravitacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Física-
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)-
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical75, 36 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Físicapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000223792.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.