Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3861
Autor(es): Santos, Renato Rodrigues dos
Orientador: Breno Ferraz de Oliveira
Título: Problemas de Fermi nas aulas de física : estratégias para resolução de problemas de estimativas
Título(s) alternativo(s): Fermi's problems in physics classes: strategies for resolving problems of estimates
Banca: Roseli Constantino Schwerz - UTFPR
Banca: Hatsumi Mukai - UEM
Palavras-chave: Estimativa de Fermi;Aprendizagem significativa;Ensino de física;Physics education;Fermi estimates;Meaningful learning
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Pretende-se com esta pesquisa, produzir, aplicar e avaliar uma sequência didática, com o objetivo de trabalhar estimativas numéricas na resolução de problemas de Fermi. A pesquisa tem caráter qualitativo e desenvolveu-se no formato de um minicurso, aplicado em uma turma de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do IFPR Campus Paranavaí. A revisão de literatura elencou elementos sobre: Estimativas de Fermi, sequências didáticas e a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que foi utilizada para nortear a preparação das atividades desenvolvidas, bem como avaliar os resultados obtidos. Os resultados evidenciados nesta pesquisa indicam que os estudantes desenvolveram diferentes estratégias para resolver os problemas com êxito, e com isso, esse tipo de problema pode ser útil, pois permite ao educando refletir sobre sua resolução, não se preocupando apenas em chegar a uma solução única. Os resultados foram satisfatórios, apesar de parte dos estudantes não terem atingido os objetivos foi possível identificar as suas dificuldades e assim, propor intervenções para a readequação da sequência didática.
Abstract: The aim of this research is to produce, apply and evaluate a didactic sequence, with the purpose of working numerical estimates in solving Fermi problems. The research has a qualitative character and was developed in a minicourse format, applied in a first-year High School class at IFPR Campus Paranavaí. The literature review listed elements about: Fermi's estimates, didactic sequences and David Ausubel's theory of meaningful learning. All these elements was used to guide the preparation of the activities developed, as well as to evaluate the results obtained. The results evidenced in this research indicate that students have developed different strategies to solve problems successfully. So, we considered that this type of problem can be useful as it allows students to reflect on their resolution, not only worrying about reaching a unique solution. The results were satisfactory because, although part of the students did not reach the objectives, it was possible to identify their difficulties and, thus, to propose interventions for the re-adaptation of the didactic sequence.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3861
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000224960.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.