Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3862
Autor(es): Oliveira, Ivanildo Fabricio de
Orientador: Paulo Ricardo Garcia Fernandes
Título: Raios X no ensino médio via acesso remoto na perspectiva da aprendizagem significativa
Título(s) alternativo(s): X-rays in high school by remote access in the meaningful learning perspective
Banca: Celso Xavier Cardoso - UNESP
Banca: Maurício Antônio Custódio de Melo - UEM
Palavras-chave: Física - Ensino médio;Física - Teoria de aprendizagem;Aprendizagem significativa;Física - Raios X - Acesso remoto
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Os avanços nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC s), associado ao currículo escolar desatualizado, tem desestimulado a juventude estudantil no interesse pelo conhecimento científico. Assim como a falta de estratégias de ensino aprendizagem nas aulas de Física Moderna e Contemporânea (FMC) que dão pouco ou nenhuma ênfase ao conteúdo de Raios X. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é, além de aplicar uma sequência didática, levar a comunidade escolar a participar de um experimento de Raios X via acesso remoto, para proporcionar conceitos básicos de FMC na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa de D. Ausubel. Para isso, faremos parceria com o Laboratório de Acesso Remoto Interdisciplinar (LARI UEM) para fazermos uso da utilização da Robótica Educacional e do aparelho de Raios X para analisar os fenômenos de Difração e Absorção de fótons provindos dos raios X. Os alunos da Terceira Série do Ensino Médio, da rede pública, efetuaram medidas remotamente em tempo real da difração de raios X, bem como também analisaram os espectros eletromagnéticos obtidos por meio de gráficos, onde analisaram a amostra sólida da rede cristalina de Fluoreto de Lítio (LiF) sem e com filtros metálicos: Cobre (Cu), Estanho (Sn), Níquel (Ni) e Chumbo (Pb). Portanto, este trabalho, justifica-se por verificar a incorporação dos conceitos físicos e tecnológicos para facilitar a compreensão da realidade dos educandos, como por exemplo, os Exames de Radiografia, assim, unir saberes acadêmicos com o conhecimento experimental.
Abstract: Advances in Information and Communication Technologies (ICT s) associated to outdated curriculum of the high school have led young students to lose their interest in scientific knowledge. In this sense, the lack of strategies teaching in the classes of Modern and Contemporary Physics (MCP), giving little or no emphasis on subjects such as X-rays, also contributes to this disinterest in science. The goal of this work is to apply a didactic sequence in a class of third year students of a public high school about X-rays. The students of the high school have made an X-rays diffraction experiment manipulated by remote access in partnership with Laboratório de Acesso Remoto Interdisciplinar (LARI) of the Universidade Estadual de Maringá associated to LIFE/CAPES project. This theme was chosen because it involves the students with a real experience in the context of modern physics in the perspective of meaningful learning of Ausubel and Novak concept maps. The sample investigated was Lithium Fluoride (LiF) and the filters were Copper (Cu), Tin (Sn), Nickel (Ni) and Plumbum (Pb). In order to analyze the experimental spectrums of the diffraction and absorption of the used materials, the students were instructed to made graphics. In this way, in our view, this work is justified due to verification of the incorporation of physical and technological concepts that facilitated the understanding of the students about subjects such as X-rays by using a real experimental set up.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3862
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000224951.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.