Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3866
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaurício Antonio Custódio de Melopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Marcio Anicete dospt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T17:51:08Z-
dc.date.available2018-04-17T17:51:08Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3866-
dc.description.abstractIn this present work it has been developed a prototype of the human eye to help in teaching of physics applied in Basics Education of Youth and Adults- EJA. This prototype was divided in two parts: eyeball and a color reader, this last one aims to represent the function of the cones in the colors identification, using a digital electronics to aid in the assembly. It sought to achieve an product with emphasis in youth and adult education with ultimate goal of adapting a teaching methodology for these students who, for some reason, they didn´t have the opportunity to attend the school in appropriate time, aiming to ensure a meaningful learning. It aims to improve the quality of education, perfecting the pedagogical practice in Physics teaching, generate interest by EJA´s students by the content of this curricular component . The application and evaluation of this work were followed the presupposition of David Ausubel´s cognitive theory, according to which new ideas and information can be learned and retained as far as relevant and inclusive concepts adequately clear and available in the cognitive structure of the individual and serve, this way of anchorage to new ideas and concepts. It has been elaborated a support text to the teacher containing a lesson plan and a guide intending that teachers can apply and reproduce this prototype in order to contribute to the teaching practice and assisting in student learning this curriculum component.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEducação básica de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTeoria Cognitiva de David Ausubelpt_BR
dc.subjectLeitor de corpt_BR
dc.subjectProtótipo do olho humanopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectPrototype of the human eyeen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectMeaningful learningen
dc.titleConhecendo o olho humano : um protótipo usado para o ensino de física voltado para a educação básica de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeKnowing the human eye: a prototype used for the physics teaching directed to basic education of young people and adultsen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Hatsumi Mukai - UEM-
dc.contributor.referee2Michel Corci Batista - UTFPR-
dc.description.resumoNo presente trabalho, desenvolveu-se um protótipo do olho humano para auxiliar no ensino de Física aplicado na Educação Básica de Jovens e Adultos - EJA. Esse protótipo foi dividido em duas partes: globo ocular e leitor de cor, e este último visa representar a função dos cones na identificação das cores, usando uma eletrônica digital no auxílio de sua montagem. Buscou-se realizar um produto educacional com ênfase na educação de Jovens e Adultos, com o objetivo final de adaptar uma metodologia de ensino para esses estudantes que, por algum motivo, não tiveram a oportunidade de frequentar a escola no tempo adequado, com vistas a garantir um aprendizado significativo. Intenciona-se melhorar a qualidade da educação, aprimorando a prática docente de Física assim como despertar o interesse dos alunos do EJA pelo conteúdo dessa componente curricular. A aplicação e avaliação desse trabalho seguiram o pressuposto da Teoria Cognitiva de David Ausubel, segundo a qual novas ideias e informações podem ser aprendidas e retidas à medida que conceitos relevantes e inclusivos estejam adequadamente claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo e sirvam de ancoradouro a novas ideias e conceitos. Elaborou-se um texto de apoio ao professor contendo plano de aula e manual de construção do protótipo, pretendendo que os professores possam aplicar e reproduzir para contribuir na prática docente e auxiliar no aprendizado dos estudantes desse componente curricular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Física-
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)-
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physicalix, 124 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Físicapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000224537.pdf4,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.