Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3868
Autor(es): Marton, Ítalo Leonardo de Alencar
Orientador: José Roberto Dias Pereira
Título: Desenvolvimento de um protótipo de bancada para medição e análise do fator de potência utilizando osciloscópio aplicado ao ensino de física
Banca: Diogo Zampieri Montanher - UTFPR
Banca: Luciano Gonsalves Costa - UEM
Palavras-chave: Ensino de física;Fator de potência;Osciloscópio;Defasagem;Brasil.;Physics teaching;Power factor;Oscilloscope;Phase shift;Brazil.
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Resumo: Neste trabalho foi montado uma bancada para medição do fator de potência de uma carga conectada à rede, através do uso de osciloscópio, voltado ao Ensino Médio e Ensino Superior de áreas afins, onde envolve vários conceitos que podem ser discutidos através do experimento como: ondas, potência em corrente alternada, instrumentação, circuitos resistivos, circuitos capacitivos, circuitos indutivos, sistemas de potência, correção de fator de potência, sistemas de distribuição, etc. Sendo um experimento simples de ser realizado, construído com materiais presentes no dia a dia dos alunos, porém com riqueza nos conceitos. Obteve-se como resultado um roteiro da prática a ser realizada e os conceitos envolvidos, que poderão ser utilizados pelos professores para complementar os conteúdos estudados em sala e melhorar a aprendizagem dos alunos.
Abstract: In this work a workbench was created for the measurement of the power factor of a load connected to the electric grid, through an oscilloscope, aiming the high school and higher education of related areas, where it is involved to several subjects that may be discussed through the experiment as: waves, alternating current power, instrumentation, resistive circuits, capacitive circuits, inductive circuits, power systems, power factor correction, distribution systems and so on. It is a simple experiment to be implemented, built with materials that are present in the daily life of the students, although with broad concepts. As a result, we have a script of the practice to be performed and the concepts involved, which may be used by teachers to complement the content studied in the classroom and improve student learning.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3868
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000226024.pdf3,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.