Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3870
Autor(es): Silva, Dayson de Mello
Orientador: Jusmar Valentin Bellini
Título: História da ciência em sala de aula: uma proposta para a abordagem do desenvolvimento dos conceitos de peso do ar e pressão atmosférica
Título(s) alternativo(s): History of science in the classroom: A proposal to approach the development of the concepts of air weight and atmospheric pressure
Banca: Fabio Rogerio Longen - UTFPR
Banca: Luciano Gonsalves Costa - UEM
Palavras-chave: História da ciência;História e epistemologia da ciência;Pressão atmosférica;Ensino de física - Análise histórica
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O presente trabalho propõe a utilização da história da ciência em sala de aula como ferramenta facilitadora na construção do conhecimento por parte dos alunos. Comentamos a atual situação do ensino de Física e daí passamos à importância de um ensino de física contextualizado em sua história. O trabalho faz também uma relação entre a utilização da história da ciência com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Para aplicação da metodologia histórica foi criado um produto educacional, que se trata de uma apostila contendo o recorte histórico referente ao estabelecimento do peso do ar e de pressão atmosférica. A apostila fornece material histórico referente a transição do pensamento Aristotélico do horror ao vazio em favor de uma teoria fundada em experimentos e processo de medida. Para tanto, foi feito o acompanhamento das contribuições de quatro grandes cientistas: Evangelista Torricelli, Blaise Pascal, Otto Von Guericke e Robert Boyle. O material histórico foi aplicado aos alunos em sala de aula fazendo-se uso de slides, vídeos e de um aplicativo que simula a dependência da pressão em função do volume ocupado por um gás. Todo esse conteúdo se encontra disponibilizado em um blog, criado para facilitar o acesso ao produto gerado. Os resultados da metodologia aplicada foram bastante satisfatórios, sendo que a grande maioria dos alunos obteve um crescimento bastante considerável.
Abstract: The present work proposes the use of science history in the classroom as a tool facilitating the construction of knowledge by students. We comment on the current situation of Physics teaching and then we move to the importance of a physics education contextualized in its history. The work also makes a link between the use of science history with the theory of meaningful learning of Ausubel. For the application of this historical methodology, an educational product was created, that consists in an apostille containing the historical period related to the establishment of the air weight and atmospheric pressure. The apostille provides historical material concerning the transition from Aristotelian thought the horror of emptiness in favor of a theory founded on experiments and measurement process. To that end, it made the monitoring of contributions from four major scientists: Evangelista Torricelli, Blaise Pascal, Otto von Guericke and Robert Boyle. The historical material was applied to the students in the classroom by making use of slides, videos and an application that simulates the dependence of the pressure and volume occupied by a gas. All this content is available on a blog, created to facilitate access to the generated product. The results of the methodology applied were quite satisfactory, and the vast majority of students obtained a considerable growth.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3870
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000224958.pdf21,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.