Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3871
Autor(es): Morales, Vinícius Cabral
Orientador: Luciano Gonsalves Costa
Título: Introdução de conceitos Físicos sobre Eletricidade no Ensino Fundamental I
Banca: Celso Xavier Cardoso - UNESP
Banca: Moacir Pereira de Souza Filho - UNESP
Palavras-chave: Ensino de física;Ensino fundamental I;Eletrecidade;Laboratório de fisíca;Metodologia;Brasil.;Teaching physics;Physics lab;Electricity;Brazil.
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Apesar do grande avanço da pesquisa acadêmica sobre ensino de Física no Brasil, no sentido da compreensão dos problemas relativos ao ensino dessa Ciência e da existência de um sistema de divulgação (periódicos, eventos, dissertações, teses, cursos de pós-graduação), ainda há pouca aplicação desses resultados em sala de aula. Tais resultados ainda encontram resistências à sua aplicação na prática pedagógica, visto que a prática concreta dos professores na área ainda é marcada por perspectivas tradicionais de ensino e aprendizagem, seja por motivos materiais, seja por problemas na própria formação do professor de Ciências. As pesquisas em ensino de Física têm mostrado que são grandes as dificuldades que os estudantes sentem em aprender os diversos conteúdos da Física, bem como em aplicá-los em situações cotidianas. Decorrente disso, o presente trabalho busca a tentativa de inserção de conceitos primários de eletricidade da disciplina de Física nas séries do ensino fundamental I. Para isso foi feito, primeiramente, uma pesquisa com alunos dessas séries em um colégio privado de Maringá, a respeito dos seus conhecimentos prévios em um determinado tema relacionado à Física, posteriormente, foi proposto o uso de alguns instrumentos elétricos para que os alunos tentassem conceituar corrente elétrica e seus efeitos com experimentação concreta.
Abstract: Despite the advances of academic research on teaching physics in Brazil, regarding the understanding of the problems related to the teaching of Science and the existence of a disclosure system (journals, events, dissertations, theses, postgraduate courses), there is still little classroom application. These results still find resistance to its application in pedagogical practice, as the actual practice of teachers in the area is still marked by traditional perspectives of teaching and learning, either for material reasons, either by problems in the very formation of the science teacher. Research in Teaching Physics have shown that there are great difficulties that students feel in learning the various contents of physics, as well as apply them in everyday situations. In light of this situation, this paper seeks to attempt to insert primary concepts of electricity in the discipline of physics of elementary school I series. In order to do this, a research was first carried out with students of these series in a private school in Maringá, about their previous knowledge in a certain subject related to Physics, later, it was proposed the use of some electrical instruments for students to try to conceptualize Current and its effects with concrete experimentation.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3871
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000224490.pdf739,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.