Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3942
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWalter Lúcio de Alencar Praxedespt_BR
dc.contributor.authorBoratim, Rogério Juniorpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T17:56:31Z-
dc.date.available2018-04-17T17:56:31Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3942-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the internal and external factors to the scientific field who are "hurting" the Post-graduate Programs at the State University of Londrina (UEL) by the evaluation of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). To this end, we present a sociological reflection (set of social representations that legitimize the field of post-graduate) on the structure of the post-graduate as well as the elements and strategies towards a political consolidation of Post-graduate Programs Stricto sensu at the UEL. Following the field theory of Pierre Bourdieu (2004), the scientific field has a set of representations conditioned by the symbolic capital, it means that, the dominant field by occupying strategic positions (which are defined policies for funding of scientific research and post graduate and evaluation system of graduate education) tend to stratify the structure and hinder the rise of groups with incipient symbolic capital. This way, we sought to analyze and interpret qualitative and quantitative way the official documents produced by agencies and stakeholders of the scientific field agents (evaluation forms, regulations, programs, resolutions, notices, documents the areas of assessment, etc.), both UEL as CAPES, as well as other agencies that overlap in the national system post-graduate, trying to elucidate the relations objectified in the structure of the field (power relations).en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectUniversidade estadual de Londrinapt_BR
dc.subjectPós-graduaçãopt_BR
dc.subjectCiência e Estadopt_BR
dc.subjectUniversidade e faculdadespt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectProgramas de Pós-Graduação Stricto Sensupt_BR
dc.subjectPolítica de Consolidaçãopt_BR
dc.subjectCampo científicopt_BR
dc.subjectStricto sensu da UELpt_BR
dc.subjectLondrinapt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectScientific fielden
dc.subjectConsolidation policyen
dc.subjectStricto sensu at the UELen
dc.subjectPost-graduate programsen
dc.subjectLondrinaen
dc.subjectParaná (State)en
dc.subjectBrazil.en
dc.titleAvaliação dos programas de pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual de Londrina (UEL) : um estudo a partir da teoria do campo científico de Pierre Bourdieupt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of Post-graduate studies at the State University of Londrina (UEL) programs: a study from the scientific field theory of Pierre Bourdieuen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Afrânio Mendes Catani - USP-
dc.contributor.referee2Mario Luiz Neves de Azevedo - UEM-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o propósito de investigar os fatores internos e externos ao campo científico que estão "prejudicando" os Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da Universidade Estadual de Londrina (UEL) junto à avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para tanto, apresenta-se uma reflexão sociológica (conjunto de representações sociais que legitimam o campo da pós-graduação) sobre a estrutura da pós-graduação, bem como os elementos e as estratégias para uma política de consolidação dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UEL. Seguindo a teoria dos campos de Pierre Bourdieu (2004), o campo científico possui um conjunto de representações condicionadas pelo capital simbólico, ou seja, os dominantes do campo por ocuparem posições estratégicas (onde são definidas às políticas de financiamento das pesquisas científicas e da pós-graduação e o sistema de avaliação da pós-graduação), tendem a estratificar a estrutura e dificultar a ascensão dos grupos com capital simbólico incipiente. Desta forma, procurou-se analisar e interpretar de forma qualitativa e quantitativa os documentos oficiais produzidos pelos órgãos e agentes interlocutores do campo científico (fichas de avaliação, regulamentos dos programas, resoluções, editais, documentos das áreas de avaliação, etc.), tanto da UEL como da CAPES, bem como de outras agências que se imbricam no sistema nacional de pós-graduação, buscando elucidar as relações objetivadas na estrutura do campo (relações de poder).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical84 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Ciência Políticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000215148.pdf425,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.