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Autor(es): Milagres, Paulo Roberto
Orientador: Marivânia Conceição de Araujo
Título: Comercialização de produtos hortifrutícolas da agricultura familiar em Maringá : seus avanços e limites
Título(s) alternativo(s): Marketing of fresh fruits and vegetables from family farming in Maringa: its advances and limitations
Banca: Simone Pereira da Costa Dourado - UEM
Banca: Raul Ribeiro De Carvalho - UFF
Palavras-chave: Hortifrutícolas;Agricultura familiar;Feira do Produtor;Comercialização;Maringá;Paraná (Estado);Brasil.;Family farming;Producer s Fair;Marketing;Maringá;Paraná (State);Brazil.
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Esta dissertação teve como objetivos descrever e analisar o processo de organização dos produtores rurais no âmbito de associação, no tocante à comercialização dos produtos provenientes - em sua maioria - da agricultura familiar da região de Maringá, no Paraná, Brasil, tomando como referência a Feira do Produtor de Maringá. O levantamento de dados foi feito através de questionário e entrevista. Descreve como os agricultores familiares têm acesso às políticas públicas de comercialização na Feira do Produtor. Com a pesquisa identificou-se as dificuldades e entraves enfrentados pelos pequenos produtores ao acesso a essas políticas, descreve também, as possíveis contribuições desta política para o desenvolvimento dos agricultores familiares e suas organizações. Demonstrou-se como é a forma organizacional da Feira do Produtor de Maringá. Identificou-se quais os fatores condicionantes para a associação e para os produtores associados, as possíveis estratégias favoráveis para o seu desenvolvimento, bem como os meios mais apropriados para o seu fortalecimento. Apresentou-se as suas características e a sua importância no contexto econômico e social da Feira do Produtor de Maringá, e as ações que o Estado pode desenvolver em forma de políticas públicas que beneficiem os produtores da agricultura familiar e suas organizações. Os resultados foram positivos, tendo em vista o aumento da renda dos agricultores, obtendo garantias da comercialização de seus produtos, o que contribui para o desenvolvimento de formas associativas mais solidárias. Confirmando o custo-benefício para a comunidade local, onde promoveu aumento da oferta de alimentos frescos e saudáveis a custo reduzidos.
Abstract: This study aimed at describing and analyzing the process of organization of farmers in the context of association, regarding the marketing of products - mostly - from family farming in the region of Maringá, Paraná, Brazil, having as reference the Producer's Fair of Maringa. The survey was conducted through questionnaires and interviews. It describes how these farmer shave access to the public policies of marketing at the fair. In this research, the difficulties and obstacles faced by small producers to accessing these policies were identified, and the possible contribution soft his policy for the development of family farmers and their organizations were also described. Still, it explains the organizational process of the Producer's Fair of Maringá, as well as it identifies the conditional factors regulating the association and the associated producers, the possible strategies favorable to its development, and the most appropriate e means by which it could be strengthened. The study presented its characteristic sand importance in the economic and social context of the Producer's Fair of Maringá, and the efforts the state could make to create public policies that benefit family farmer sand their organizations. As a result of securing a marketplace for their products, and the subsequent increase in farmer's income, it could be concluded that the results were positive. This, in turn, also contributed to the development of additional supporting association entities and proved the cost/benefits to the local community because of the increase in the supply of fresh healthy food sat a reduced cost.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3944
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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