Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWalter Lucio de Alencar Praxedespt_BR
dc.contributor.authorMartins, João Manoelpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T17:56:31Z-
dc.date.available2018-04-17T17:56:31Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3945-
dc.description.abstractThis work was dedicated to analysis and research of the University Book distribution problems, particularly publishers of the Public Universities of Paraná. We began our research by presenting a brief history of the book of the ways in Brazil, the university publishing activity, the number of Brazilian publishing market, the situation of the university issue in the country and public policies for the book, since the arrival of the royal family to the country. In the second chapter we investigate the Brazilian university field and subfield editorial, its relations with society, the pressures it suffers always supported the theory of social field of Pierre Bourdieu. The third chapter we use to analyze excerpts from interviews conducted with officers and servants of Paraná university presses, in order to collect data that subsidize our research, which could allow to point out the main problems affecting the university presses of Paraná state, so that the end this work could list them, and where possible to propose a way to solve, or at least a way to minimize them. We have carried out a history and literature, the history of the book and the Brazilian publishing market since the period of the empire to the present day, also investigated the trajectory of the leading publishers of Paraná state universities, the challenges of participation in the competitive publishing market.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEditoras universitáriaspt_BR
dc.subjectPublicaçõespt_BR
dc.subjectLivrospt_BR
dc.subjectPublicações e distribuiçãopt_BR
dc.subjectMercado editorialpt_BR
dc.subjectLivro universitáriopt_BR
dc.subjectDistribuição e circulação de livrospt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectPublishing universityen
dc.subjectUniversity booken
dc.subjectBooks distribution and circulationen
dc.subjectPublishingen
dc.subjectParaná (State)en
dc.subjectBrazil.en
dc.titleEditoras universitárias paranaenses : distribuição e circulação do livro universitário das instituições de ensino superior do Paranápt_BR
dc.title.alternativeThe publishers university of Paraná: distribution and circulation of the university book of the higher Paraná educational institutionsen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Antônio Ozaí da Silva - UEM-
dc.contributor.referee2Renato Pianowski de Moraes - UEL-
dc.description.resumoEsta dissertação dedica-se à análise e à investigação dos problemas de distribuição do Livro Universitário, em especial das editoras das universidades públicas do Paraná. Iniciamos nossa pesquisa apresentando um breve histórico sobre os caminhos do livro no Brasil, a atividade editorial universitária, os números do mercado editorial brasileiro, a situação da edição universitária no país e as políticas públicas para o livro, desde a chegada da Família Real ao país. No segundo capítulo, passamos a investigar o campo universitário brasileiro e o subcampo editorial, suas relações com a sociedade e as pressões que sofre este último, sempre amparados na teoria dos campos sociais de Pierre Bourdieu. Já o terceiro capítulo é utilizado para analisar trechos de entrevistas efetuadas com diretores e servidores das editoras universitárias paranaenses, entrevistas estas realizadas com o intuito de coletar dados que subsidiassem nossa pesquisa e que possibilitassem apontar os principais problemas que afetam as editoras universitárias do estado do Paraná, para que, ao final deste trabalho, pudéssemos enumerá-los e, dentro do possível, propor algum caminho para a solução, ou pelo menos uma forma de minimizá-los. Como base, efetuamos um levantamento histórico e bibliográfico sobre a história do livro e do mercado editorial brasileiro desde o período do império até os dias atuais. Também investigamos a trajetória das principais editoras das universidades do estado do Paraná e os desafios da participação no competitivo mercado editorial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical89 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Ciência Políticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000224575.pdf711,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.