Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSimone Pereira da Costa Douradopt_BR
dc.contributor.authorFritz, Nilton Luizpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T17:56:32Z-
dc.date.available2018-04-17T17:56:32Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3951-
dc.description.abstractThe object of this dissertation is to study the organization of the rural family homes and understand how these units can contribute to the construction of mechanisms that enable the family succession in small farms. In this study we analyze, understand and gain knowledge to assist, in particular, the leaders and representatives of the people to propose adjustments in public policy that meet the needs experienced by the rural population, reducing their fragility, increasing and enhancing the favorable factors for development of rural activity. The discussion of the succession of farms is a preoccupation for farmers and leaders. At this juncture, a significant portion of rural youth elects new places to live. Concomitantly, new players emerge for the development of agricultural and non-agricultural activities, and various public policies bolster the segment. The union leaders strive for the young woman and family farmers are more perceivable, considering they are responsible for producing approximately 70% of the foods that supply the tables of Brazilians. The training of rural youth, with the order of succession to farms, occupies more space in society agenda, a public policy that directly prepares schools are working with the Pedagogy of Alternation. The value family homes, discuss, empower youth and point solutions to issues pertaining to their stay in rural areas. We conducted 42 interviews with students, alumni, parents of students and teachers of the Rural Family House located in the municipality of Francisco Beltrão - Paraná. Finally, we point out suggestions that can be evaluated and considered for driving the process of succession of farms.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJuventude ruralpt_BR
dc.subjectSucessão familiarpt_BR
dc.subjectAgriculturapt_BR
dc.subjectPedagogia da alternâniapt_BR
dc.subjectCasas Familiares Rurais (CFR)pt_BR
dc.subjectAssociação das Casas Familiares Rurais (ARCAFAR)pt_BR
dc.subjectAgricultura familiar.pt_BR
dc.subjectRural youthen
dc.subjectFamily successionen
dc.subjectPedagogy of alternationen
dc.subjectCFR - Rural Family Housesen
dc.subjectARCAFARen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleJuventude rural e sucessão familiar : o desafio da pedagogia da alternância nas casas familiares ruraispt_BR
dc.title.alternativeRural youth and family succession: the challenge of the pedagogy alternation in rural family homes.en
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Marinvânia Conceição de Araújo - UEM-
dc.contributor.referee2Elisa Guaraná de Castro - UFRRJ-
dc.description.resumoO objeto desta dissertação é estudar a organização das casas familiares rurais e compreender como essas unidades podem contribuir para construção de mecanismos que possibilitem a sucessão familiar nas pequenas propriedades rurais. Nesta pesquisa buscamos analisar, entender e obter conhecimentos que auxiliem, em especial, às lideranças e representantes da população a proporem adequações nas políticas públicas que venham ao encontro das necessidades vividas pela população rural, diminuindo sua fragilidade, aumentando e potencializando os fatores favoráveis para o desenvolvimento da atividade rural. A discussão da sucessão das propriedades rurais é uma preocupação para os agricultores e as lideranças. Na atual conjuntura, uma parcela significativa da juventude rural elege novos espaços para viver. Concomitantemente, novos atores surgem para o desenvolvimento de atividades agrícolas e não agrícolas e, diversas políticas públicas amparam o segmento. As lideranças sindicais empenham-se para que o jovem, a mulher e o agricultor familiar sejam mais perceptíveis, considerando que são responsáveis pela produção de aproximadamente 70% dos alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros. A capacitação dos jovens rurais, tendo como fim a sucessão das propriedades rurais, ocupa cada vez mais espaço na agenda da sociedade; uma das políticas públicas que os prepara diretamente são as escolas que trabalham com a Pedagogia da Alternância. As casas familiares valorizam, discutem, capacitam os jovens e apontam soluções para as questões pertinentes à sua permanência no meio rural. Realizamos 42 entrevistas com alunos, egressos, pais de alunos e professores da Casa Familiar Rural localizada no município de Francisco Beltrão - PR. Por fim, apontamos sugestões que possam ser avaliadas e consideradas para a condução do processo da sucessão das propriedades rurais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical153 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Ciência Políticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000199883.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.