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Autor(es): Luz, Euzaide Claro da Silva da
Orientador: Walter Lúcio de Alencar Praxedes
Título: Representações sociais sobre a violência nas escolas do campo do município de Cascavel, Paraná
Título(s) alternativo(s): Social representations of violence in rural schools in Cascavel, Paraná
Banca: Giovânio Rossato - UEM
Banca: Paulo de Nóbrega - Universidade Estadual do Centro-Oeste
Palavras-chave: Violência escolar;Representações sociais;Escola do campo;Teoria de Bourdiei, Pierre;Cascavel;Paraná (Estado);Brasil.;Social Representations, School Violence, the Rural School;Cascavel;Paraná (State);Brazil.
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar, interpretar e discutir as representações acerca da violência escolar de agentes sociais atuantes em duas escolas do campo localizadas no município de Cascavel/PR. Toma-se como referencial teórico que orienta as análises a teoria das representações sociais, proposta por Pierre Bourdieu (1999b). Quanto à metodologia escolhida para interpretar os dados, esta pesquisa seguea abordagem qualitativa. Recorre-se a entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, gravadas com mídia de áudio e transcritas ipsis litteris. Quatorze agentes da escola do campo participaram da pesquisa para compor a amostra, sendo sete de cada escola: dois diretores, dois professores, dois pedagogos, dois secretários, dois funcionários que exercem a função de serviços gerais, dois estudantes e dois pais de alunos. Como resultado, constatou-se que a violência escolar está representada por todo ato praticado, dentro da escola ou nas suas proximidades, por agentes participantes da comunidade escolar que resulta em sofrimento físico ou psicológico em qualquer um dos participantes dessa comunidade.
Abstract: This study aims to analyze, interpret and discuss the representations of school violence caused by social agents who work in two rural schools located in Cascavel / PR. The theory of social representations proposed by Pierre Bourdieu (1999b) was used here as the framework to guide the analysis. Data interpretation was done by means of a qualitative method. Semi-structured interviews were used for data collection. They were recorded and transcribed ipsis litteris. Fourteen social agents of the rural school participated in the research to compose the sample. There were seven agents from each school: two directors, two teachers, two pedagogues, two secretaries, two employees who do general services, two students and two parents of students. Results indicate that rural school violence is represented in every act committed, either at school or nearby, by the community agents, resulting in physical or psychological suffering in any participants of the community.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3967
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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