Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWalter Lúcio de Alencar Praxedespt_BR
dc.contributor.authorLuz, Euzaide Claro da Silva dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T17:56:34Z-
dc.date.available2018-04-17T17:56:34Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3967-
dc.description.abstractThis study aims to analyze, interpret and discuss the representations of school violence caused by social agents who work in two rural schools located in Cascavel / PR. The theory of social representations proposed by Pierre Bourdieu (1999b) was used here as the framework to guide the analysis. Data interpretation was done by means of a qualitative method. Semi-structured interviews were used for data collection. They were recorded and transcribed ipsis litteris. Fourteen social agents of the rural school participated in the research to compose the sample. There were seven agents from each school: two directors, two teachers, two pedagogues, two secretaries, two employees who do general services, two students and two parents of students. Results indicate that rural school violence is represented in every act committed, either at school or nearby, by the community agents, resulting in physical or psychological suffering in any participants of the community.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectTeoria de Bourdiei, Pierrept_BR
dc.subjectCascavelpt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectSocial Representations, School Violence, the Rural Schoolen
dc.subjectCascavelen
dc.subjectParaná (State)en
dc.subjectBrazil.en
dc.titleRepresentações sociais sobre a violência nas escolas do campo do município de Cascavel, Paranápt_BR
dc.title.alternativeSocial representations of violence in rural schools in Cascavel, Paranáen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Giovânio Rossato - UEM-
dc.contributor.referee2Paulo de Nóbrega - Universidade Estadual do Centro-Oeste-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo analisar, interpretar e discutir as representações acerca da violência escolar de agentes sociais atuantes em duas escolas do campo localizadas no município de Cascavel/PR. Toma-se como referencial teórico que orienta as análises a teoria das representações sociais, proposta por Pierre Bourdieu (1999b). Quanto à metodologia escolhida para interpretar os dados, esta pesquisa seguea abordagem qualitativa. Recorre-se a entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, gravadas com mídia de áudio e transcritas ipsis litteris. Quatorze agentes da escola do campo participaram da pesquisa para compor a amostra, sendo sete de cada escola: dois diretores, dois professores, dois pedagogos, dois secretários, dois funcionários que exercem a função de serviços gerais, dois estudantes e dois pais de alunos. Como resultado, constatou-se que a violência escolar está representada por todo ato praticado, dentro da escola ou nas suas proximidades, por agentes participantes da comunidade escolar que resulta em sofrimento físico ou psicológico em qualquer um dos participantes dessa comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical78 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Ciência Políticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000216791.pdf483,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.