Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWalter Lúcio de Alencar Praxedespt_BR
dc.contributor.authorHarfuch, Carlos Alberto Curypt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T17:56:35Z-
dc.date.available2018-04-17T17:56:35Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3971-
dc.description.abstractThe role of a public university press in Brazil surpasses the boundaries of the field and reaches dimensions that require the formation of an effective policy to enable it to fully develop its autonomy. Thus, this research proposes to investigate the modus operandi of two university presses from Paraná, EDUEL(Londrina State University Press) and EDUEM (Maringá State University Press)in order to capture more acutely the challenges that the public university press faces to consolidate itself in publishing and conquer their autonomy. To thise nd, we chose to perform interviews with current directors and former directors of both publishers, and Leilah Bufrem Santiago, in order to identify not only the difficulties but also the progress made in this direction. As a theoretical basis for this field research, it becomes a priori the Field Theory of Bourdieu and analysis of the activity and performance of public publisher in Paraná constant in the work of Leilah Santiago Bufrem. Methodologically, the research is divided into three chapters, which guiding thread starts in the theory of these two thinkers, follows with the apparatus of the material provided by both public institutions concerned (sites and statutes), and culminates in the analysis of the interviews themselves. Finally, the survey of the relevant issues raised by those interviewed allows the offer of suggestions for the formulation of public policies for the sector.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPolítica editorialpt_BR
dc.subjectEditora da Universidade Estadual de Londrinapt_BR
dc.subjectPolítica editorialpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEditora da Universidade Estadual de Maringápt_BR
dc.subjectEDUELpt_BR
dc.subjectEDUEMpt_BR
dc.subjectMaringápt_BR
dc.subjectLondrinapt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectEDUELen
dc.subjectEDUEMen
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectEditorials policiesen
dc.subjectPublic Policyen
dc.subjectMaringáen
dc.subjectLondrinaen
dc.subjectParaná (State)en
dc.subjectBrazil.en
dc.titleUm estudo sobre as políticas editoriais da editora da Universidade Estadual de Londrina (EDUEL) e da Universidade Estadual de Maringá (EDUEM)pt_BR
dc.title.alternativeA Study About The Editorial Policies Of the Londrina State University Press (EDUEL) and the Maringá State University Press (EDUEM)en
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Geovânio Edervaldo Rossato - UEM
dc.contributor.referee2Nelson Piletti - USP
dc.description.resumoO papel de uma editora universitária pública no Brasil suplanta os limites do campo e atinge dimensões que exigem a formação de uma política eficaz, que permita a ela o desenvolvimento pleno de sua autonomia. Nesse sentido, apresente pesquisa propõe a investigação do modus operandi de duas editoras universitárias paranaenses, EDUEL (Editora da Universidade Estadual de Londrina) e EDUEM (Editora da Universidade Estadual e Maringá), a fim de captar com mais acuidade os desafios que a editora universitária pública enfrenta para consolidar-se no mercado editorial e conquistar sua autonomia.Para tanto, optou-se por efetuar entrevistas com atuais diretores e ex-dirigentes de ambas as editoras, além de Leilah Santiago Bufrem, no intuito de identificar não só as dificuldades, mas também os avanços alcançados nesse sentido.Como embasamento teórico para esta pesquisa de campo, toma-se a priori a Teoria de Campo de Bourdieu e a análise da atividade e atuação da editora pública no Paraná constante na obra de Leilah Santiago Bufrem.Metodologicamente, a pesquisa está dividida em três capítulos, cujo fio condutor se inicia na teoria desses dois pensadores, segue com o aparato do material fornecido pelas duas instituições públicas em questão (sites e estatutos) e culmina na análise das entrevistas propriamente ditas. Enfim, o levantamento dos aspectos pertinentes levantados pelos entrevistados permite que se ofereçam sugestões para a formulação de políticas públicas para o setor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical95 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Ciência Políticapt_BR
dc.publisher.centerPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicaspt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000213456.pdf565,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.