Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorElflay Mirandapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Douglas Pereira dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T17:56:35Z-
dc.date.available2018-04-17T17:56:35Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3973-
dc.description.abstractThe objective of this study is to specify the functions of the community school patrol in the school environment. The confection of work is justified by the existence of a conflict situation about what is the true role of the police in the school environment. The main question of the study was to try to understand what role the police, at school, in the philosophy community policing. The fundamental hypothesis is founded on the fact that the events that occur in the school environment, especially in the relationship between people (teacher-student, studentstudent, student-employee, etc.) are those classified by researchers as micro violences or incivilities (Abramovay et. al., 2009). The survey contain qualitative and quantitative methods. the quantitative method was founded in the examination of the bulletins of unified occurrences (BOU), issued by the school patrol in the period. Then, the numerical data analysis was performed using statistical procedures. Finally, there was a qualitative analysis of police reports, in which the members of the school community were victims of certain police reports, such as bodily injury, insult, threats, blows, injury. With the help of social science theory, sought to identify if, in this case, the event was from the police jurisdiction or could be solved in other ways. With the results, was identified a set of recommendations for the community school patrol action. To reach these Recommendations used the following method: was identified the main problem that occurs in schools; Was identified its characteristics, and their possible causes and finally was elaborated a set of recommendations, focusing on the work of the community school patrol.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectServiços policiais para menorespt_BR
dc.subjectPatrulha escolar comunitáriapt_BR
dc.subjectApucaranapt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectSchool violenceen
dc.subjectCommunity school patrolen
dc.subjectFunctionsen
dc.subjectApucaranaen
dc.subjectParaná (State)en
dc.subjectBrazil.en
dc.titleViolência escolar no município de Apucarana : uma análise a partir das escolas públicas estaduaispt_BR
dc.title.alternativeSchool violence in the city of Apucarana: an analysis from schools State publicen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Geovânio Edervaldo Rossato - UEM-
dc.contributor.referee2Luciano Blasius - UNESPAR-
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é especificar as funções da patrulha escolar comunitária, no ambiente escolar. A realização do trabalho é justificada devido à existência de uma situação conflituosa sobre qual é o verdadeiro papel da polícia, no ambiente escolar. A questão norteadora do trabalho foi procurar compreender qual o papel da polícia, no ambiente escolar, dentro da filosofia do policiamento comunitário. A hipótese fundamental alicerça-se no fato que os eventos, que ocorrem no ambiente escolar, principalmente na relação entre pessoas (professoraluno, aluno-aluno, aluno-funcionário, etc.) são aquelas classificadas pelos pesquisadores como microviolências ou incivilidades (Abramovay et. al., 2009). A pesquisa abrange métodos qualitativos e quantitativos. O método quantitativo consistiu na consulta dos boletins de ocorrências unificados (BOU), expedidos pela patrulha escolar comunitária, no período do estudo. Em seguida, foi realizada análise dos dados numéricos, através de procedimentos estatísticos. Por fim, realizou-se uma análise qualitativa dos boletins de ocorrência, em que os integrantes da comunidade escolar foram vítimas de determinadas ocorrências policiais, como a lesão corporal, desacato, ameaça, vias de fato, injúria. Com o auxílio da teoria das ciências sociais, procurou-se identificar, se, no caso concreto, o evento era da alçada da polícia ou se poderia ser resolvida por outras formas. Com os resultados obtidos, procurou-se identificar um conjunto de recomendações necessárias à atuação da patrulha escolar comunitária. Para chegar nessas recomendações utilizou-se o seguinte método: identificou-se o problema principal, que ocorre nas escolas; buscou-se identificar suas características e suas possíveis e causas e, por fim, elaborou-se um conjunto de recomendações, com enfoque no trabalho realizado pela patrulha escolar comunitária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical126 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Ciência Políticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000224225.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.