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dc.contributor.advisorMarilurdes Zaninipt_BR
dc.contributor.authorIachak, Viviane Schier Martinspt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:04:26Z-
dc.date.available2018-04-18T19:04:26Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4003-
dc.description.abstractOriented by the presupposed interactionists of the language of Bakhtin and his Circle, this research aims to contribute to the refinement of the theories that look to comprehend the process and education of Portuguese language professors. It specifically aims to analyse the process in which theory and practice interlink, in order to understand the reason why, when in service, there are professors who treat theory as something distant in their pedagogical practice. We took as our sample group for the research, the 3rd year of the Language-Portuguese course; the only course in the 'Universidade Estadual de Maringá' that specifically graduates Portuguese language professors. We focused on the course, the subject that as a base sets about emerging, in accordance with the requisites of Applied Linguistics, theory and practice: Practices of the education of professors of the Portuguese language. In order to achieve the objectives and for the purpose of this work, this research, in assuming a qualitative methodology perspective, purposes to interpret the data collected in the classroom of one module from the curriculum, by allowing the interlacing with the ethnographic research, consolidated in the participant observation, to which is attributed this interpretativist paradigm. The results demonstrate that the dissociation of theory and practice made by the professors in service, is simply the reflection of the belief that perpetuates in the academics' discourse: the belief that some disciplines which comprise the curriculum will never be utilized in pedagogical practice.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectConfluência teoria-práticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectProfessores de portuguêspt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectConfluenceen
dc.subjectPractical theoryen
dc.subjectEducation of professorsen
dc.subjectTeaching of the portuguese languageen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA confluência teoria-prática na formação do professor de portuguêspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Edson Carlos Romualdo - UEM
dc.contributor.referee2Acir Mario Karwoski - UFTM
dc.description.resumoOrientada pelos pressupostos interacionistas de linguagem de Bakhtin e do seu Círculo esta pesquisa objetiva contribuir para o aperfeiçoamento das teorias que buscam compreender o processo de formação do professor de língua portuguesa. Especificamente, objetiva analisar o processo em que se entrelaçam teoria e prática na formação do professor de língua materna, a fim de compreender por que, em serviço, há professores que tratam a teoria como algo distante de sua prática pedagógica. Tomamos como espaço de pesquisa o 3º ano do Curso de Letras-Português- Única, da Universidade Estadual de Maringá, que forma especificamente professores de língua portuguesa. Focamos no curso a disciplina que, na sua base, dedica-se a confluir, de acordo com os pressupostos da Linguística Aplicada, a teoria e a prática: Práticas de Formação do Professor de Língua Portuguesa. Para atender aos objetivos e à finalidade do trabalho, esta pesquisa, ao assumir a perspectiva metodológica qualitativa, propõe-se a interpretar os dados colhidos nas aulas de uma disciplina da grade curricular, por permitir o entrelaçamento com a pesquisa etnográfica, consolidada na observação participante, que lhe atribui esse paradigma interpretativista. Os resultados apontam que a dissociação de teoria e prática feita pelos professores em exercício é o reflexo da crença que se perpetua nos discursos dos acadêmicos: segundo os professores em formação, algumas disciplinas que compõem os currículos jamais serão utilizadas na prática pedagógica. Nesse caminho, outra hipótese emerge e mereceria uma nova pesquisa: os cursos de formação de professor precisam encontrar meios de superar a pretensa dicotomia entre teoria e prática que segue sendo disseminada, por meio da implementação de ações que tornem possível a confluência teoria-prática em outros espaços que não só as disciplinas de práticas de formação e de estágio supervisionado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical153 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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