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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaria Aparecida Honóriopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Renata Adriana dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:04:26Z-
dc.date.available2018-04-18T19:04:26Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4005-
dc.description.abstracten
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectExclusão Socialpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectCriminalidadept_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectCrianças e adolescentespt_BR
dc.subjectDocumentários brasileirospt_BR
dc.subjectDiscurso complexopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectAspectos sociaispt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectEnfantsen
dc.subjectAdolescentsen
dc.subjectDocumentaires Brésiliensen
dc.subjectDiscours complexe. Subjectivitéen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA contrução discursiva de crianças e adolescentes em documentários brasileiros : real, simbólico, imagináriopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - UEM
dc.contributor.referee2Telma Domingues da Silva - UNIVAS
dc.description.resumoO objetivo proposto para esta pesquisa foi compreender o processo de construção de sentidos para o sujeito-criança e sujeito-adolescente em contextos de criminalidade e violência, através da análise dos documentários: Falcão: meninos do tráfico e Ônibus 174. Nosso estudo priorizou explicitar o modo como sentidos e subjetividades são construídos por meio de mecanismos simbólicos, considerando a relação entre materialidades discursivas verbais e imagéticas. Os mecanismos simbólicos são aqui considerados à luz da teoria da Análise de Discurso (AD), em relação ao real e imaginário, apoiando-nos, principalmente, em Pêcheux e Orlandi, que remetem o discurso ao jogo da língua (sujeita a falhas) na história (lugar da contradição), pensando a ideologia em sua constituição. O conceito de discurso complexo, proposto por Zen (2007) também nos fornece um suporte para pensar a relação entre as diferentes materialidades. Nesse sentido, tomamos os documentários como discurso complexo, analisando a relação entre o verbal e a imagem como lugar de produção de sentidos e de subjetividades. Em nosso processo analítico, observamos que o modo como cada documentário constrói sentidos para os sujeitos considerados é diferenciado, tendo em vista as diferentes condições de produção de cada produção e o modo como o termo meninos, presente nos dois filmes, ganha sentidos na historicidade do dizer. Em Falcão: Meninos do Trágico, os sentidos são produzidos por um sujeito-autor que pertence à favela e que expõe vozes que falam de dentro do tráfico. No interior do tráfico, o sujeito-menino é significado como fragmento e inumano, sua condição dept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical101 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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