Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRenilson José Menegassipt_BR
dc.contributor.authorThom, Wilsilene Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:08:20Z-
dc.date.available2018-04-18T19:08:20Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4010-
dc.description.abstractResearch underscores the Arts student's text production in a foreign language (FL) and intends to be a contribution in teacher's training studies. Interest in the subject matter occurred as from discussions in the Research group "Interaction and Writing in Teaching and Learning" (UEM/CNPq - www.escrita.uem.br) and as a consequence of a former research which current author had been undertaking with 4th year undergraduates of the Arts Course at the State University of Maringá, Maringá PR Brazil. Research is based on the theoretical works of Bakhtin (1997; 2003) and Vygotsky (1988) and on the social and interaction theory which deals with language and the teaching of language from the social and historical point of view. Specific aims comprised (a) discussion on e-mail text production in the context of FL writing by the English Language undergraduate student; (b) the manner computer-lead interaction is reflected in FL texts by students. Data collection was undertaken during eight months and was divided into a structural period and a social and interaction one. The occurrence of both was due to the researcher?s social condition as a subject within the interaction process which underwent transformations during research. The interlocutor and gender were highlighted in data analysis, or rather, the former was due to the importance in establishing new social positions through interaction; the latter was due to the possibility of using primary gender in writing, and thus making dialogue possible. Results showed that there was an improvement both in the researchers and in the student since, as interlocutors, both formed new social positions beyond the teacher-student condition. In the case of gender, informality, a consequence of orality, provided the participating student with an opportunity of developing a naturalness in her manner of expressing herself in English.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectVia e-mailpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectConstrução socialpt_BR
dc.subjectInteractionen
dc.subjectWritingen
dc.subjectE-mailen
dc.titleA escrita por e-mail : influências do interlocutor e do gênero discursivopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Vera Helena Gomes Wielewicki - UEM
dc.contributor.referee2Vera Lúcia Lopes Cristovão - UEL
dc.description.resumoO foco desta pesquisa é a produção textual em Língua Estrangeira (LE) de aluno da graduação em Letras, contribuindo para os estudos sobre a formação do professor. O interesse pelo tema surgiu a partir de discussões no Grupo de Pesquisa "Interação e escrita no ensino e aprendizagem" (UEM/CNPq - www.escrita.uem.br) e um trabalho anterior que vinha desenvolvendo com alunos do, então, quarto ano do curso de Letras-UEM. Sob a perspectiva teórica de Bakhtin (1997 e 2003) e Vygotsky (1988), ancorando-se assim no sociointeracionismo, que vê a língua e seu ensino sob uma perspectiva sócio-histórica. Os objetivos específicos desta pesquisa são: a) discutir uma experiência de produção de textos por computador, via e-mail, para auxiliar o acadêmico de Língua Inglesa na construção da escrita em LE; b) verificar como a interação conduzida pelo computador reflete-se nos textos em LE produzidos pelo aluno. A coleta de dados ocorreu num período de oito meses e se dividiu em duas fases: a primeira estruturalista e a segunda sociointeracionista. Ambas ocorreram em virtude da posição social da pesquisadora como sujeito dentro do processo de interação, a qual sofreu transformação durante a pesquisa. Dois aspectos se destacaram na análise dos dados: o interlocutor e o gênero. O primeiro, pela importância em estabelecer novas posições sociais através da interação; o segundo, pela possibilidade em utilizar o gênero primário na escrita, viabilizando o diálogo. Os resultados das análises mostram que houve crescimento da pesquisadora e da aluna participante. Como interlocutores, ambas construíram novas posições sociais além de professor-aluno. Quanto ao gênero, a possibilidade da informalidade típica da oralidade proporcionou à aluna participante a oportunidade de desenvolver seu modo de se expressar com naturalidade em Língua Inglesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical103 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000164442.pdf434,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.