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Autor(es): Petermann, Rafael
Orientador: Neiva Maria Jung
Título: A fala-em-interação em sala de aula no ensino médio : participação e construção conjunta de conhecimento em uma equipe de trabalho
Banca: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo - UEM
Banca: Marcela de Freitas Ribeiro Lopes - UNICENTRO
Palavras-chave: Fala-em-interação;Participação;Fala-em-interação;Sala de aula;Análise da Conversa Etnometodolígica (ACE);Aprendizagem;Ensino médio;Paranavaí;Paraná (Estado);Brasil.;Participation;Learning;Institutional talk-in-interaction;High school;Paranavaí;Paraná (State);Brazil.
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar a fala-em-interação de uma sala de aula de uma escola privada de Ensino Médio de Paranavaí que trabalha com a metodologia das Oficinas de Aprendizagem. Os pressupostos teórico-metodológicos ancoram-se na Análise da Conversa Etnometodológica (ACE) e na Microetnografia, e este trabalho alinha-se a outros que também se valeram desses subsídios epistemológicos para estudarem questões de participação e aprendizagem em contextos escolares, entendendo aprendizagem como ação social (GARCEZ, 2006; 2012; SCHULZ, 2007; ABELEDO, 2008; CONCEIÇÃO, 2008; UFLACKER, 2012; LOPES, 2015). A pesquisa foi realizada por meio de trabalho de campo, que envolveu observação participante e geração de 30 horas de dados audiovisuais. As gravações foram realizadas no quarto bimestre de 2014, com uma equipe de trabalho composta por 6 alunos de diferentes séries do ensino médio, que integravam a sala de aula em que a pesquisa foi realizada. De maneira geral, o conteúdo desse corpus apontou para o fato de que os interagentes organizavam sua participação em torno de um objeto de aprendizagem tentando dar conta dele, o que serviu de base para formulação das categorias analíticas de participação e construção conjunta de conhecimento, sobre as quais se organizou esta pesquisa. Para análise mais detida dessas categorias e sistematização de resultados, foram segmentados, selecionados e transcritos quatro dados de fala-em-interação que evidenciam a organização da participação e a construção conjunta de conhecimento como evidência de aprendizagem. Os resultados mostram que, no cenário analisado, os participantes gerenciam e organizam as participações, estando orientados e engajados para uma pauta e/ou um objeto de aprendizagem tornado relevante na contingência local, por isso há, nesse contexto, oportunidades de aprendizagem. Com relação à construção conjunta de conhecimento, os métodos utilizados pelos interagentes para darem conta de um objeto de aprendizagem constituem-se em instâncias de construção conjunta de conhecimento de forma que, para produzirem um entendimento que os ajudasse a avançar na lida com o objeto, um participante é legitimado com status de conhecimento necessário para tal, e esse participante foi ora um aluno ora um professor. Por fim, os resultados corroboram o posicionamento de que estamos diante de uma sala de aula mais democrática em que alunos e professores se ratificam continuamente quanto à pauta da aula e quanto a sua competência local e situada, contribuindo para o protagonismo juvenil no processo de ensino-aprendizagem no espaço escolar.
Abstract: This master thesis aims to describe and analyze the classroom talk-in-interaction in a private high school in Paranavaí which works with Learning Workshops methodology. The theoretical and methodological assumptions are based on Ethnomethodological Conversation Analysis and Michoetnography, and this research is linked with others that also used these epistemological tools to study participation and learning issues in school contexts, understanding learning as social action (GARCEZ, 2006; 2012, SCHULZ, 2007; ABELEDO, 2008; CONCEIÇÃO, 2008; UFLACKER, 2012; LOPES, 2015). The search was conducted through fieldwork, which involved participant observation and generation of 30 hours of audiovisual data. The recordings were made in the forth quarter of 2014 with a working team composed by six students from different high school grades who were part of the classroom in which the search was conducted. In general, the contents of this corpus pointed to the fact that the attendees organized their participation around a learning subject trying to deal with it. This fact was used to the formulation of analytical categories of participation and joint knowledge construction, which this study was organized on. For more detailed analysis of these categories and systematization of results, there were targeted, selected and transcribed four talk-in-interaction data, which highlight the organization of participation and the joint knowledge construction as evidence of learning. The results show that, in the analyzed scenario, the participants manage and organize the participation being guided to a schedule and/or a learning subject which became relevant in the local contingency, because of it, in this context, there are learning opportunities. About the joint knowledge construction, the methods used by the interactors to deal with a learning subject are understood as instances of joint knowledge construction. So that, to produce an understanding that helps the participants to advance in the dealing with the subject, a participant is legitimized with status of the necessary knowledge to do so, and this participant was either a student or a teacher. Finally, the results support the position that we are facing a more democratic classroom where students and teachers ratify each other continuously on the school agenda and on their local and situated competence, contributing to youth leadership in the teaching-learning process at school.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4012
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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