Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEdson Carlos Romualdopt_BR
dc.contributor.authorBiondo, Fabiana Poçaspt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:08:20Z-
dc.date.available2018-04-18T19:08:20Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4013-
dc.description.abstractGender category is characterized by the division of nouns in classes. Although in the Portuguese language names are grouped within the masculine and feminine dichotomy, a trend exists in which gender is thought of as the difference between he masculine and the feminine. This constitutes a weak and partial concept which may result in confusion. With this idea in mind and emphasizing the importance of school intervention in the process of conscience-raising that favors the concept's adequate understanding, current research investigates the understanding of the concept of the grammatical gender by junior school children. The gender category, conceptual learning and conscience-raising and practical assignments were undertaken through a qualitative and quantitative approach to investigate the students' gender concept. When the hypothesis of change in concepts on the grammatical gender expressed in conscience-raising was tested, a truly significant change in concept during the school and inter-grade process has not been reported. It is deemed necessary that the teaching of Portuguese, especially its grammar, triggers reflection and understanding which theoretically make possible conscience-raising within the differentiation of concepts of the grammatical and biological gender analyzed in current research.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectGênero dos substantivospt_BR
dc.subjectGênero gramaticalpt_BR
dc.subjectEnsino da língua portuguesa, Categoria de gêneropt_BR
dc.subjectLíngüísticapt_BR
dc.subjectTomada de consciência.pt_BR
dc.subjectPrimary school teachingen
dc.subjectGender categoryen
dc.subjectConscience-raising.en
dc.titleA formação do conceito de gênero dos substantivos entre alunos do ensino fundamental : um processo de tomada de consciênciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Geiva Carolina Calsa - UEM
dc.contributor.referee2Neiva Maria Jung - UEM
dc.contributor.referee3Maria Inês Pagliarini Cox - UFMT
dc.description.resumoA categoria de gênero caracteriza-se pela divisão dos nomes em classes. Na língua portuguesa os nomes estão agrupados, quanto ao gênero, na dicotomia masculino/feminino, porém há uma tendência a se pensar em gênero por meio da diferença entre o sexo masculino e o sexo feminino, idéia frágil e parcial que resulta em confusão conceitual. Tendo esse fato como ponto de partida e destacando a importância da intervenção escolar no processo de tomada de consciência que permite a compreensão adequada de um conceito, este trabalho propõe-se a investigar a compreensão do conceito de gênero gramatical por parte de alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos, por meio da abordagem quantitativoqualitativa, uma reflexão a respeito da categoria de gênero, da aprendizagem conceitual e da tomada de consciência, bem como um trabalho de caráter empírico no qual investigamos o conceito de gênero dos alunos. Ao testar a hipótese de mudança conceitual sobre o gênero gramatical, expressa pela tomada de consciência, verificamos que não vem se efetivando uma mudança conceitual significativa durante o processo de escolarização, ou seja, interséries. Mostra-se necessário, portanto, que o ensino de língua portuguesa, e mais especificamente o ensino de gramática, promova a reflexão e a compreensão que, em tese, tornariam possível a tomada de consciência na diferenciação dos conceitos de gênero gramatical e gênero biológico, ponto investigado nesse estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical150 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000165320.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.