Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4020
Autor(es): Silva, Juliana Orsini da
Orientador: Maria Aparecida Honório
Título: A imagem de língua portuguesa no discurso de professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio : a perspectiva do ensino - (e)aprendizagem
Banca: Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - UEM
Banca: Cláudia Regina Castellanos Pfeiffer - UNICAMP
Palavras-chave: Análise do discurso;Língua portuguesa;Instituição escolar;Ensino;Aprendizagem;Ensino Fundamental e Médio.;Speech;Portuguese language;School.
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Neste trabalho, procedemos à análise do discurso dos professores e alunos sobre a língua portuguesa fundamentada nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa. A questão que norteou este trabalho foi: quais os sentidos produzidos sobre língua portuguesa no discurso de professores e alunos tendo em vista a imagem que possuem desta língua a partir da posição que ocupam no espaço escolar? Para respondermos a esta questão, analisamos um corpus extraído de um questionário por nós organizado e aplicado aos professores e alunos do ensino fundamental e médio. Os dados levantados revelaram que, no discurso dos professores, há uma concepção de língua que é ideologicamente construída. Os sentidos produzidos em relação aos usos da língua portuguesa estabeleceram suas bases no discurso da norma culta. A imagem de língua que se inscreveu é a de uma língua enquanto sistema fechado, a língua imaginária. Também compreendemos que, por meio do imaginário lingüístico produzido, o sujeito que se afasta da língua imaginária, da língua idealizada, afasta-se da condição de ser brasileiro, já que a língua constitui-se como uma identidade nacional. Além disso, percebemos diferentes posições-sujeitos, em que o professor deixou entrever a imagem de que incorporou aquilo que defende a lingüística, mas por outro lado, reproduziu os preceitos do ensino tradicional, incidindo sobre os discursos procedimentos de controle e jogo de imagens. Quanto aos alunos, para a 4ª série, a escrita perpassou a imagem em relação à disciplina, aparecendo como algo que instaura poder. Na 8ª série, os alunos projetaram em seus enunciados o discurso da gramática tradicional como lugar de estudo/ensino, do saber. Apareceu como efeito, a imagem de língua correta que, para esses alunos, se constitui no domínio das nomenclaturas gramaticais. Esta visão também se revelou nas seqüências discursivas da 3ª série. Como conseqüência deste imaginário de língua, vimos que a identidade lingüística do aluno vai sendo construída durante toda a sua vida escolar. Em relação à importância da disciplina, observamos que, de uma forma ou de outra, aprender língua portuguesa, para os alunos, justifica-se com a preocupação e o cuidado com o uso correto da língua como forma de exercer poder e ser incluído no grupo, seja na escola, seja fora da escola.
Abstract: In this work, we preceded the analysis of the teachers' speech and students on the Portuguese language based in the theoretical presuppositions of the Analysis of Speech of French line. The subject that orientated this work was: which senses produced on Portuguese language in the teachers' speech and students tends in view the image that they possess of this language starting from the position that they occupy in the school space? For us to answer this subject, we analyzed an extracted corpus of a questionnaire for us organized and applied to the teachers and students from the basic and high school. The research revealed that, in the teachers' speech, there is a language conception that is built ideologically. The senses produced in relation to the uses of the Portuguese language they established your bases in the speech of the educated norm. The language image that she enrolled is of a language while closed system, the imaginary language. We also understood that, through the imaginary linguistic produced, the person that stands back of the imaginary language, of the idealized language, he/she stands back of the condition of being Brazilian, since the language is constituted as a national identity. Besides that, we noticed different position-subjects, in that the teacher let to glimpse the image that they incorporated that that defends the linguistics, but on the other hand, it reproduced the precepts of the traditional teaching, happening on the speeches control procedures and game of images. And for the students, for to 4th grade, the writing shows the image in relation to the discipline, appearing as something that establishes power. In the 8th grade, the students projected in your statements the speech of the traditional grammar as learning/teaching place, of the knowledge. It appeared as effect, the language image correct that, for those students, it is constituted in the domain of the grammatical nomenclatures. This vision was also revealed in the discursive sequences of the 3rd grade. As a consequence of this imaginary of language, we saw that the student's linguistic identity is being built during all your school life. In relation to the importance of the discipline, we observed that, one way or another, to learn Portuguese language, for the students, it is justified with the concern and the care with the correct use of the language as form of power and to be included in the group, be at the school, be out of the school.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4020
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000165035.pdf543,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.