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Autor(es): Castro, Sebastião Soares de
Orientador: Vera Helena Gomes Wielewick
Título: A leitura literária e os deficientes visuais : o uso da maquete como recurso tátil
Banca: Clarice Zamonaro Cortez - UEM
Banca: Marta Dantas da Silva - UEL
Palavras-chave: Formação de leitores;Educação literária;Inclusão social;Deficientes visuais;Multimodalidades;Portadores de necessidades especiais;Brasil.;Formation of readers;Literary education;Social inclusion;Visually impaired;Multimodalities;Brazil.
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Esta dissertação aborda a leitura literária por leitores deficientes visuais de duas cidades paranaenses. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho etnográfico em dois CAPs (Centro de Apoio Pedagógico) das cidades de Paranavaí e Maringá, envolvendo 09 alunos matriculados nas séries fundamental e médio da rede pública de ensino. Como instrumentos de pesquisa, questionários e entrevistas orais foram empregados no intuito de investigar a situação dos participantes quanto a suas preferências literárias bem como os métodos e recursos explorados para realização da leitura. Assim, procurou-se entender tal situação considerando, dentre outros, os estudos de Santos (1989) na compreensão da realidade atual, os teóricos da recepção de leitura com Iser (1996), Jauss (1994), as multimodalidades de Chartier (1999) e a inclusão dos leitores deficientes visuais de Sá, Campos & Silva (2009). Constatou-se, com a pesquisa, que a seleção das obras literárias varia de conformidade com o grau de dificuldade do leitor e domínio do sistema braile, chegando-se à conclusão de que a leitura literária nesse procedimento não avança, não ocorre a quebra dos horizontes de expectativa, consoante Iser (1996). Os resultados obtidos demonstram que os participantes da pesquisa pertencem a um letramento literário de função pragmática, pouco inclusivo. Nesse sentido, justifica-se este trabalho pela formação de leitores deficientes visuais objetivando seu letramento e inclusão social, propondo ainda contribuir com o aprimoramento do sistema braile e outros recursos táteis de leitura literária. Dessa forma, sugere-se o uso de maquetes como recurso de leitura literária para os deficientes visuais.
Abstract: This dissertation approaches the literary reading by visually impaired readers of two cities in Paraná. Therefore, an ethnographic research was developed in two CAPs (Educational Support Center) of the two cities Paranavaí and Maringá, involving 09 students enrolled in elementary and secondary education in public schools. As research tools, questionnaires and oral interviews were used in order to investigate the situation of the participants about their literary preferences as well as the methods and resources exploited for reading achievement. Thus, this research sought to understand this situation considering the social studies of Santos (1989), in understanding the current reality, theorists reception reading with Iser (1996), Jauss (1994), the multimodalities Chartier (1999) and the inclusion of visually impaired readers de Sá, Campos & Silva (2009). It was found, through research, that the selection of literary works varies according to the degree of difficulty of the reader and Braille system domain, coming to the conclusion that literary reading in this procedure does not advance, it is the breaking of horizons of expectation, as Iser (1999) points out. The results show that research participants belong to a pragmatic function of literary literacy, a bit inclusive. In this sense, this work is justified by the formation of visually impaired readers inclusively, aiming their literacy and social inclusion, proposing also to contribute to the improvement of the braile system and other tactile features of literary reading. In this way, use of mock-up as a possible tool for literary reading for the visually impaired is proposed.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4023
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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