Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVera Helena Gomes Wielewickpt_BR
dc.contributor.authorCastro, Sebastião Soares dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:08:21Z-
dc.date.available2018-04-18T19:08:21Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4023-
dc.description.abstractThis dissertation approaches the literary reading by visually impaired readers of two cities in Paraná. Therefore, an ethnographic research was developed in two CAPs (Educational Support Center) of the two cities Paranavaí and Maringá, involving 09 students enrolled in elementary and secondary education in public schools. As research tools, questionnaires and oral interviews were used in order to investigate the situation of the participants about their literary preferences as well as the methods and resources exploited for reading achievement. Thus, this research sought to understand this situation considering the social studies of Santos (1989), in understanding the current reality, theorists reception reading with Iser (1996), Jauss (1994), the multimodalities Chartier (1999) and the inclusion of visually impaired readers de Sá, Campos & Silva (2009). It was found, through research, that the selection of literary works varies according to the degree of difficulty of the reader and Braille system domain, coming to the conclusion that literary reading in this procedure does not advance, it is the breaking of horizons of expectation, as Iser (1999) points out. The results show that research participants belong to a pragmatic function of literary literacy, a bit inclusive. In this sense, this work is justified by the formation of visually impaired readers inclusively, aiming their literacy and social inclusion, proposing also to contribute to the improvement of the braile system and other tactile features of literary reading. In this way, use of mock-up as a possible tool for literary reading for the visually impaired is proposed.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectEducação literáriapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectDeficientes visuaispt_BR
dc.subjectMultimodalidadespt_BR
dc.subjectPortadores de necessidades especiaispt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectFormation of readersen
dc.subjectLiterary educationen
dc.subjectSocial inclusionen
dc.subjectVisually impaireden
dc.subjectMultimodalitiesen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA leitura literária e os deficientes visuais : o uso da maquete como recurso tátilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Clarice Zamonaro Cortez - UEM
dc.contributor.referee2Marta Dantas da Silva - UEL
dc.description.resumoEsta dissertação aborda a leitura literária por leitores deficientes visuais de duas cidades paranaenses. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho etnográfico em dois CAPs (Centro de Apoio Pedagógico) das cidades de Paranavaí e Maringá, envolvendo 09 alunos matriculados nas séries fundamental e médio da rede pública de ensino. Como instrumentos de pesquisa, questionários e entrevistas orais foram empregados no intuito de investigar a situação dos participantes quanto a suas preferências literárias bem como os métodos e recursos explorados para realização da leitura. Assim, procurou-se entender tal situação considerando, dentre outros, os estudos de Santos (1989) na compreensão da realidade atual, os teóricos da recepção de leitura com Iser (1996), Jauss (1994), as multimodalidades de Chartier (1999) e a inclusão dos leitores deficientes visuais de Sá, Campos & Silva (2009). Constatou-se, com a pesquisa, que a seleção das obras literárias varia de conformidade com o grau de dificuldade do leitor e domínio do sistema braile, chegando-se à conclusão de que a leitura literária nesse procedimento não avança, não ocorre a quebra dos horizontes de expectativa, consoante Iser (1996). Os resultados obtidos demonstram que os participantes da pesquisa pertencem a um letramento literário de função pragmática, pouco inclusivo. Nesse sentido, justifica-se este trabalho pela formação de leitores deficientes visuais objetivando seu letramento e inclusão social, propondo ainda contribuir com o aprimoramento do sistema braile e outros recursos táteis de leitura literária. Dessa forma, sugere-se o uso de maquetes como recurso de leitura literária para os deficientes visuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical144 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000204959.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.