Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlice Áurea Penteado Marthapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Ivan Luiz dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:08:21Z-
dc.date.available2018-04-18T19:08:21Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4024-
dc.description.abstractAt analysing the ways of reception of the book The Alchemist, by Paulo Coelho, through the prisoner's reading of the State Prison in Maringá, the intention is to show the discussion about the critical division between the concepts of mass literature and canonical literature is, at least, innocuous. The argument is that these two points must be understood relatively, not exclusively. Although some technical precepts accord that the comprehension of the literary artefact must be accepted only through the readings defended by the specialised criticism in literature, the understanding is that the literary reading of a "common reader" (without the theoretical-critical references that has supported the judgement of the value of some published works) has also its validity. This research's methodology was developed by the application of two questionnaires in the way of identifying, at first, the socio-economical level of the selected readers and, after that, their ways of reception of The Alchemist. The theoretical grounding of the problem was organized by the selection of theories and authors whose arguments defend the conception of literature without the division between popular and scholar (post-structuralist theory) and by the description of the ways as the Sociology of Reading and the Aesthetic of Reception deal to justify the importance of the (common) reader as part in the process of the literacy degree's classification of a literary work. The following procedure consisted of the comparison between the opinions of the specialised criticism about Paulo Coelho's work, the analysis of The Alchemist by the author of this research and the analysis of the questionnaires applied to the selected readers. The obtained results were satisfactory because they showed the reception of The Alchemist by the selected readers corroborated the initial purpose of this project: even with the specialised literary criticism resistance in relation to the Paulo Coelho's work, there are readers who like this kind of literature and, hence, they should not be reproached for that.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRecepção e efeitopt_BR
dc.subjectO Alquimistapt_BR
dc.subjectCrítica literária, Estética da recepçãopt_BR
dc.subjectTeoriapt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectSociologia da leiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectLeitor presidiário.pt_BR
dc.subjectReception and effecten
dc.subjectThe Alchemisten
dc.subjectReaders in prison.en
dc.titleA liberdade vigiada : estudo sobre os modos de recepção da obra O Alquimista, de Paulo Coelho, pelos detentos da Penitenciária Estadual de Maringápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Vera Helena Gomes Wielewicki - UEM
dc.contributor.referee2Regina Zilberman - PUC
dc.description.resumoA partir da análise sobre os modos de recepção do livro O Alquimista, de Paulo Coelho, por detentos da Penitenciária Estadual de Maringá, pretende-se evidenciar que a discussão em torno da divisão crítica que parece haver acerca dos conceitos de "literatura de massa" e "literatura erudita" é, em grande parte, inócua. Entende-se, em princípio, que esses pólos devem ser compreendidos relativamente, e não exclusivamente. Visto que, em contrapartida a determinados preceitos técnicos que supõem a interpretação do artefato literário apenas a partir das leituras referendadas pela crítica especializada em literatura, compreende-se que a leitura literária do "leitor comum" (desprovido do referencial teórico-crítico que tem abalizado o julgamento de valor das obras literárias publicadas) também tem sua validade. A metodologia utilizada na pesquisa consistiu na aplicação de dois questionários aos pesquisados a fim de identificar, primeiro, o nível socioeconômico dos mesmos e, depois, os modos de recepção de O Alquimista. Para tanto, procedeu-se à fundamentação teórica do problema a partir do elencamento de teorias e autores cujos argumentos defendem a compreensão da literatura sem o marco divisório entre o popular e o erudito (corrente pós-estruturalista) e buscou-se delinear os modos de operação da Sociologia da Leitura e da Estética da Recepção como meio para justificar o papel fundamental do leitor quando se trata de buscar uma classificação para o grau de literariedade de uma obra. Em seguida, estabeleceu-se a comparação entre as opiniões da crítica especializada sobre a obra de Paulo Coelho, as considerações do autor da pesquisa sobre O Alquimista e a análise dos questionários propostos. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois demonstraram que a recepção de O Alquimista por parte dos leitores pesquisados corroborou o que se propunha no projeto deste trabalho: que, apesar de toda a resistência da crítica literária especializada em relação à obra de Paulo Coelho, há leitores que gostam desse tipo de literatura e, portanto, não deveriam ser censurados por isso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical130 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000165337.pdf549,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.