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Autor(es): Elias, Ieda Maria Sorgi Pinhaz
Orientador: Alice Áurea Penteado Martha
Título: A narrativa de Odette de Barros Mott e a formação do subsistema juvenil na literatura brasileira
Banca: Luzia Aparecida Berloffa Tofalini - UEM
Banca: Thiago Alves Valente - UENP
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil;Narrativa juvenil;Odette de Barros Mott;Romance de formação;Bildungsroman;Subsistema juvenil;Brasil.;Odette de Barros Mott;Formation novel;Bildungsroman;Juvenile subsystem;Juvenile narrative;Brazil.
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O objetivo da presente dissertação é, a partir do levantamento sistemático da fortuna crítica e da catalogação das obras de Odette de Barros Mott (1913-1998), compreender a importância e o modo de sua participação na formação do subsistema literário juvenil brasileiro, abordando, especialmente, aspectos referentes ao romance de formação, o Bildungsroman, na narrativa Justino, o retirante (1970). A realização deste trabalho justifica-se pela necessidade de investigação da produção literária juvenil produzida no país, ainda muito carente de estudos dessa natureza, além das contribuições ofertadas a professores que se utilizam dos textos da autora, através das obras fichadas. A fundamentação teórica do trabalho respalda-se na Sociologia da leitura, com contribuições de Antonio Candido (1976, 1988), Robert Escarpit (1974),História literária e Teoria literária- Marisa Lajolo e Regina Zilberman (1984,1988), Psicologia e Sociologia da adolescência - Luís Antônio Groppo (2000) Guillermo Obiols (2006), História literária - Edmir Perrotti (1986), no papel da indústria cultural -Pierre Bourdieu (2007), na Teoria da Recepção - Hans Robert Jauss (1994), na teoria literária - Antoine Campagnon (2010), e nos conceitos do romance de formação - Bildungsroman, com os estudos de Wilma Patrícia Maas (2000), todos de grande valia para que pudéssemos alcançar nossos objetivos. Os resultados levaram à percepção de que Odette de Barros Mott não só contribuiu para que a produção literária juvenil tivesse representação nacional como foi uma das precursoras do realismo nas obras para jovens, promovendo através de seus textos, discussões de temas tidos como tabus e pouco abordados, principalmente na década de 70.
Abstract: The objective of this dissertation is, from the systematic collection of critical fortune as well as Odette de Barros Mott (1903-1998) works cataloguing, to understand her importance and participation on the Brazilian juvenile literary subsystem through features concerning the formation novel, Bildungsroman, in the narrative: Justin, theretirante (1970).The accomplishment of this work is justified by the necessity to investigate the juvenile literary production in Brazil, since it still lacks this kind of study, besides the contributions offered to teachers who use theauthor's texts. The theoretical foundations of this work is grounded on the reading Sociology, with contributions of Antonio Candido (1976, 1988), Robert Escarpit (1974), Literary History and Literary Theory - Marisa Lajolo e Regina Zilberman (1984,1988), psychology and sociology of adolescents - LuísAntônioGroppo (2000) Guillermo Obiols (2006), Literary History - EdmirPerrotti (1986), the role of cultural industry - Pierre Bourdieu (2007), Theory of Reception - Hans Robert Jauss (1994), in literary theory - Antoine Campagnon (2010), as well as on the concepts from formation novel - Bildungsroman, with the studies of Wilma Patrícia Maas (2000), all of which are outstanding so that we could reach our objectives. The outcomes led to the perception that Odette de Barros Mott not only contributed so that the juvenile literary production had nationwide representation, but was also the forerunner of realism in novels aimed at youth, thus promoting through her texts discussions on taboo subjects, specially in the seventies.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4032
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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