Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlice Áurea Penteado Marthapt_BR
dc.contributor.authorElias, Ieda Maria Sorgi Pinhazpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:10:02Z-
dc.date.available2018-04-18T19:10:02Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4032-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is, from the systematic collection of critical fortune as well as Odette de Barros Mott (1903-1998) works cataloguing, to understand her importance and participation on the Brazilian juvenile literary subsystem through features concerning the formation novel, Bildungsroman, in the narrative: Justin, theretirante (1970).The accomplishment of this work is justified by the necessity to investigate the juvenile literary production in Brazil, since it still lacks this kind of study, besides the contributions offered to teachers who use theauthor's texts. The theoretical foundations of this work is grounded on the reading Sociology, with contributions of Antonio Candido (1976, 1988), Robert Escarpit (1974), Literary History and Literary Theory - Marisa Lajolo e Regina Zilberman (1984,1988), psychology and sociology of adolescents - LuísAntônioGroppo (2000) Guillermo Obiols (2006), Literary History - EdmirPerrotti (1986), the role of cultural industry - Pierre Bourdieu (2007), Theory of Reception - Hans Robert Jauss (1994), in literary theory - Antoine Campagnon (2010), as well as on the concepts from formation novel - Bildungsroman, with the studies of Wilma Patrícia Maas (2000), all of which are outstanding so that we could reach our objectives. The outcomes led to the perception that Odette de Barros Mott not only contributed so that the juvenile literary production had nationwide representation, but was also the forerunner of realism in novels aimed at youth, thus promoting through her texts discussions on taboo subjects, specially in the seventies.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectNarrativa juvenilpt_BR
dc.subjectOdette de Barros Mottpt_BR
dc.subjectRomance de formaçãopt_BR
dc.subjectBildungsromanpt_BR
dc.subjectSubsistema juvenilpt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectOdette de Barros Motten
dc.subjectFormation novelen
dc.subjectBildungsromanen
dc.subjectJuvenile subsystemen
dc.subjectJuvenile narrativeen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA narrativa de Odette de Barros Mott e a formação do subsistema juvenil na literatura brasileirapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Luzia Aparecida Berloffa Tofalini - UEM
dc.contributor.referee2Thiago Alves Valente - UENP
dc.description.resumoO objetivo da presente dissertação é, a partir do levantamento sistemático da fortuna crítica e da catalogação das obras de Odette de Barros Mott (1913-1998), compreender a importância e o modo de sua participação na formação do subsistema literário juvenil brasileiro, abordando, especialmente, aspectos referentes ao romance de formação, o Bildungsroman, na narrativa Justino, o retirante (1970). A realização deste trabalho justifica-se pela necessidade de investigação da produção literária juvenil produzida no país, ainda muito carente de estudos dessa natureza, além das contribuições ofertadas a professores que se utilizam dos textos da autora, através das obras fichadas. A fundamentação teórica do trabalho respalda-se na Sociologia da leitura, com contribuições de Antonio Candido (1976, 1988), Robert Escarpit (1974),História literária e Teoria literária- Marisa Lajolo e Regina Zilberman (1984,1988), Psicologia e Sociologia da adolescência - Luís Antônio Groppo (2000) Guillermo Obiols (2006), História literária - Edmir Perrotti (1986), no papel da indústria cultural -Pierre Bourdieu (2007), na Teoria da Recepção - Hans Robert Jauss (1994), na teoria literária - Antoine Campagnon (2010), e nos conceitos do romance de formação - Bildungsroman, com os estudos de Wilma Patrícia Maas (2000), todos de grande valia para que pudéssemos alcançar nossos objetivos. Os resultados levaram à percepção de que Odette de Barros Mott não só contribuiu para que a produção literária juvenil tivesse representação nacional como foi uma das precursoras do realismo nas obras para jovens, promovendo através de seus textos, discussões de temas tidos como tabus e pouco abordados, principalmente na década de 70.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical215 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000223475.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.