Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4037
Autor(es): Carnielli, Rita de Cassia Lorga
Orientador: Mirian Hisae Yaegashi Zappone
Título: A personagem e a representação de grupos sociais na narrativa juvenil contemporânea : 1999-2009
Banca: Célia Regina Delacio Fernandes - UFGD/MS
Banca: Lúcia Osana Zolin - UEM
Palavras-chave: Literatura;Construção das personagens;Análise;Literatura juvenil;Personagens;Representação social;Brasil.;Youth literature;Character;Social representation;Brazil.
Data do documento: 2010
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação tem como objetivo analisar a construção das personagens da literatura juvenil brasileira contemporânea, tendo em vista as representações sociais que são marcantes nesta vertente literária. A literatura infantil tem, em suas bases, paradigmas didatizantes e moralizantes, o que influenciou, ao longo do século XX, sobremaneira as produções ao público infantil e, também, ao público juvenil. A cultura burguesa dominante ditou as normas para a produção literária, excluindo hábitos culturais bem como segmentos inteiros da sociedade que não se encaixavam aos moldes pré-estabelecidos como adequados àquela sociedade. Diante das novas possibilidades socioeconômicas e da pluralidade cultural da nova sociedade brasileira, que faz a história do século XXI, analisou-se qual é a personagem que o leitor jovem e adolescente encontra na obra literária. Para realizarmos o presente estudo foi necessário compreender a formação da literatura infantil no Brasil, suas temáticas mais constantes, bem como a forma de construção de suas personagens no decorrer do século XX. Também foi imprescindível verificar a influência do mercado editorial no campo literário, as imposições feitas por aqueles que detêm os meios de produção e circulação da obra literária e, ainda, como são legitimadas e representadas as minorias na literatura brasileira contemporânea. Neste último aspecto foram essenciais as conclusões obtidas em outros trabalhos relativos à representação das minorias em literatura, as pesquisas de Dalcastagnè (2005), de Ferreira (2008) e de Rosemberg (1985). Tais estudos possibilitaram a análise em contraponto de como estão representados os vários segmentos da sociedade em nossa literatura juvenil. Foram analisadas 25 obras literárias voltadas ao público juvenil, em um total de 242 personagens. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa, uma vez que, para uma real configuração da representação social das personagens, foi imprescindível a verificação quantitativa de cada aspecto analisado, para, assim, evitar-se o subjetivismo exacerbado na verificação de aspectos como a exclusão de afro-descendentes, amarelos, índios, homossexuais ou mesmo a discriminação contra as mulheres na literatura juvenil brasileira contemporânea.
Abstract: The research presented in this paper aims at analyzing the construction of the characters of Brazilian contemporary youth literature, in view of the social representations that are outstanding in this literary source. Children literature has in its bases didactic and moral paradigms, which influenced excessively, throughout the 20th century, the productions to the children and, also, to the youth public. The dominant bourgeois culture dictated the rules for the literary production, excluding cultural habits as well as entire segments of the society that were not adequate to the moulds from that society. According to the new social and economic possibilities and the cultural plurality of the new Brazilian society, that makes the history of the 21st century, it was analyzed the character who the young reader finds in the literary composition. To develop the present study, it was necessary to understand the formation of children literature in Brazil, its constant thematic, as well as the form of construction of its characters during the 20th century. It was also essential to verify the influence of the publishing market in the literary field, the impositions from those ones that hold the means of production and circulation of literary composition and also how the minorities in contemporary Brazilian literature are legitimated and represented. In this last aspect the conclusions gotten in other relative works about the representation of the minorities in literature had been essential, the research of Dalcastagnè (2005), Blacksmith (2008) and Rosemberg (1985). These studies made possible the analysis in counterpoint of how some segments of the society in our youth literature are represented. Twenty-five literary compositions directed to the youth public were analyzed, in a total of two hundred forty-two characters. The methodology used was quali-quantitative, since the quantitative verification of each analyzed aspect was essential to the real configuration of the social representation of the characters, for, thus, to prevent the exacerbated subjectivism in the verification of aspects as the exclusion of afro-descendants, yellows, Indians, homosexuals or even the discrimination against the women in Brazilian contemporary youth literature.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4037
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000182804.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.