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dc.contributor.advisorClarice Zamonaro Cortezpt_BR
dc.contributor.authorBarros, Kellen Fátima Wiginescki dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:10:03Z-
dc.date.available2018-04-18T19:10:03Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4038-
dc.description.abstractThis study stems from the perception Gomes Leal (1848-1921) on universal themes transcribed on heteroclite and composite, demonstrating how the landscape and urban space decadent influence on your mood. This work aims, first, to understand the relationship between the text and the poetic landscape, revealing elements of the state of mind of the poet in his major work Claridades do Sul, whose first edition dates from 1875. The work in question presents innovation in language and theme, in a posture of release of previously established standards and reflects both the shifting and conflicting life of the poet as well as the environment in which they lived. Taking into account that man is an integral part of the landscape and in this context , subject and object are not separate, we realized that the urban space is described by lyrical, in fact, the state of mind of the poet himself. Once complementary part of the landscape, the poet absorbs, and in the process, both subject and object will degenerate and reflecting directly the poetic construction. The relevance of the research is justified by the magnitude of the literary movements of the nineteenth century, in their Isms Romanticism, Realism, Symbolism, Decadentism , references to later manifestations in all forms of art. This work is based on the theoretical principles of Candido, Aguiar and Silva, Bosi, Borges, Paz, among others, claiming the theories of poetic text, as well as the theoretical ideas about space and landscape, authored by Santos and Oliveira, Blanchot, Bachelard, Alves, Collot, Oliveira, Marandola Jr., among others. We inferred that Gomes Leal revealed so deeply lyrical, in light of its time, the singular vision of the medium in which it was decadent, the verses that make up clarities South Contribute fortune critique of poetic work of Gomes Leal was a major objectives of this dissertation.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectDecadentismopt_BR
dc.subjectPaisagem urbana (Literatura)pt_BR
dc.subjectRevelação líricapt_BR
dc.subjectClaridades do Sul (Gomes Leal)pt_BR
dc.subjectPoesia portuguesapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectPoetryen
dc.subjectClaridades do sul (Gomes Leal)en
dc.subjectDecadentismen
dc.subjectLandscapeen
dc.subjectRevelation lyricen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA poesia de Gomes Leal : paisagem e decadência como formas de revelação líricapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Maria Natália Ferreira Gomes Thimóteo - UEM-
dc.contributor.referee2Rosana Cristina Zanelatto Santos - UFMS-
dc.description.resumoO estudo em questão advém da percepção de Gomes Leal (1848-1921) sobre temas universais transcrita de forma heteróclita e compósita, demonstrando como a paisagem e o espaço urbano decadente influenciaram em seu estado de espírito. Este trabalho, objetiva, primeiramente, compreender essa relação entre o texto poético e a paisagem, elementos reveladores do estado de espírito do poeta, em sua principal obra, Claridades do Sul, cuja primeira edição data de 1875. A obra em questão apresenta inovação na linguagem e na temática, numa postura de libertação dos padrões estabelecidos até então e reflete tanto a vida conflituosa e inconstante do poeta como também o meio em que vivia. Levando em conta que o homem é parte integrante da paisagem e que nesse contexto, sujeito e objeto não se separam, percebemos que o espaço urbano descrito pelo eu lírico é, na verdade, o estado de espírito do próprio poeta. Uma vez parte complementar da paisagem, o poeta a absorve, e, nesse processo, tanto sujeito quanto objeto vão se degenerando e refletindo-se diretamente na construção poética. A relevância da pesquisa se justifica em função da grandeza do movimentos literários do século XIX, em seus Ismos, Romantismo, Realismo, Simbolismo, Decadentismo, referências às manifestações posteriores em todas as modalidades de arte. O presente trabalho está ancorado nos pressupostos teóricos de Candido, Aguiar e Silva, Bosi, Borges, Paz, entre outros, que versam sobre teorias do texto poético, bem como nas ideias teóricas sobre espaço e paisagem, de autoria de Santos e Oliveira, Blanchot, Bachelard, Alves, Collot, Oliveira, Marandola Júnior, entre outros. Depreendemos que Gomes Leal revelou de forma profundamente lírica, à luz do seu tempo, a visão singular do meio decadente em que se encontrava, nos versos que compõem Claridades do Sul. Contribuir com a fortuna crítica da obra poética de Gomes Leal foi um dos principais objetivos desta dissertação de mestrado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Letras-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical101 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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