Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSônia Aparecida Lopes Benitespt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Patrícia Cristina de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:24:32Z-
dc.date.available2018-04-18T19:24:32Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4043-
dc.description.abstractIn the light of Applied Linguistics, this research of qualitative-interpretive basis, aimed to analyze and discuss the process of teaching and learning of text production in Classes that give support to the Learning of Portuguese Language of State of Paraná (SAALP, Portuguese abbreviation). For this, we verified in the section of the text production of the Pedagogic Guideline Booklet, the forms the instruction were presented to produce writing in order to understand, more broadly, the conditions the writing is offered, how the conditions are presented and how the proposals contribute to the formation of a competent text producer, as postulated in the Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) and the Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (Paraná, 2008). The anxieties and concerns that arose from the experience with the textbooks motivated us to undertake this diagnosis. Basing ourselves in the interactionist perspective of language, we concluded that the textbooks already mentioned, disregard the conditions for writing production proposed by Bakhtin/Volochinov (1992), systematized by Gerald (1995), widely held in DCEs (2008) and in the theoretical methodological fundamental of the Pedagogic Guideline Booklet. We observed lack of textual production in SAALP, as thus, the student is not oriented to produce texts "in school", but, yes, "to school". The teaching of writing in SAALP perpetuates the teaching for school writings, as the commands provide a double silence: 1) the closing of discursive possibilities silences the 'saying' of the student because it does not offer him real reasons to justify his utterance, 2) the closing of language possibilities happens because it does not work with the diversity of genres and so it promotes a stereotyping discourse of gender. Thus, the class that should give support to the student serves to bring him difficulty because it does not offer him conditions to acquire good writing skills; on the contrary, the class requires that the student, at all times, should demonstrate communicative competence, a skill that a student of the SAALP does not have.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectComposição e exercíciospt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLingüística aplicadapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectSala de apoio à aprendizagempt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectCondições de produçãopt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subject(Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectClasses that give support to Learningen
dc.subjectTextual Productionen
dc.subjectConditions for productionen
dc.subjectParanen
dc.subjectStateen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA produção textual na sala de apoio à aprendizagem de língua portuguesa : uma análise das condições de produção no Caderno Orientações Pedagógicaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Marilurdes Zanini - UEM
dc.contributor.referee2Esther Gomes de Oliveira - UEL
dc.description.resumoÀ luz da Linguística Aplicada, esta pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa, teve como objetivo analisar e discutir o processo de ensino-aprendizagem da produção textual nas Salas de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa do Estado do Paraná (doravante SAALP). Para isso, verificamos, na seção de produção textual do Caderno Orientações Pedagógicas, as formas de apresentação dos comandos de produção de textos, na tentativa de entender, de uma forma mais ampla, quais são as condições de escrita oferecidas, de que forma elas se apresentam e de que maneira essas propostas contribuem para a formação de um produtor de textos competente, conforme postulado dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (PARANÁ, 2008). As angústias e inquietações surgidas do contato com o referido material didático motivaram-nos a empreender o presente diagnóstico. Fundamentando-nos, na perspectiva interacionista de linguagem, concluímos que o material didático em pauta desconsidera as condições de produção propostas por Bakhtin/Volochinov (1992), sistematizadas por Geraldi (1995), amplamente defendidas nas DCEs (2008) e na fundamentação teórico-metodológica do Caderno Orientações Pedagógicas. Pudemos constatar que não há produção textual na SAALP, pois o aluno não é orientado para produzir textos "na escola" e, sim, "para a escola". O ensino da escrita na SAALP perpetua o ensino da redação escolar, à medida que os comandos propiciam um duplo silenciamento: 1º) fechamento das possibilidades discursivas, ao silenciar o 'dizer' do aluno, pois não lhe é oferecido um motivo real para justificar sua enunciação; 2º) fechamento das possibilidades de linguagem, pois não se trabalha com a diversidade dos gêneros, mas se realiza uma estereotipação do gênero discursivo. Assim, a sala que deveria servir de apoio serve para acentuar a dificuldade do aluno, pois não lhe oferece condições para se apropriar da escrita, assumindo-a como sujeito; pelo contrário, a sala exige que o aluno, a todo momento, demonstre competência enunciativa, uma competência que um aluno inserido na SAALP não tem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical171 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000192744.pdf6,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.