Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEdson Carlos Romualdopt_BR
dc.contributor.authorMarega, Larissa Minuesa Pontespt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:24:32Z-
dc.date.available2018-04-18T19:24:32Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4044-
dc.description.abstractIn this research we privileged the existing relations between the oral language and written language from a comparative approach between topic organization of formal elocution (lectures) and its written retextualizations. Our analysis corpus is constituted by three lectures of the event entitled "VI Encontro - O negro na Universidade: o direito a inclusão" (VI Meeting - The black man in University: the right of inclusion), that were transcribed and retextualized by UEM Teaching Project Midiatic Data Bank participants. Having this material, we stablished this work central objective: to observe if, as described by specialized literature, even similar in some points - international and situational assimetry, organizational macrostructure, thematic and compositional arrangement - these lectures and their retextualizations present representative topicality changes. Based on theoretical, terminological and analitic orientation of Conversation and Textual Linguistic Analysis, we selected the discursive topic as analitic proposed category of this work, such as postulated at Spoken Portuguese Project studies. To realize this research proposal, we identified discursive topics of spoken and written texts, basing on the centration principles, we built Topic Charts and explain tables that evidenced the vertical and lineal organization of the developed topics. We described, as well, the responsible elements for lectures topic segementation: centration, intertopic insert, topic statute insert, discursive markers, rests, transition topics, exemplifications, citations, metadiscursive, enunciative and interative marks, textual cohesion, summarizer paraphrasis; and the responsible for topic written retextualization segmentation: centration, paragraphation, textual cohesion. Data raising allowed us to realize the topicality comparation described in the lectures with found topicality in the retextualizations. In our comparative analysis, we found that there were, in fact, changes at the topical organization of these texts: reduction, substitution, elimination, adaptation, reordenation and internal topics movement. The investigated retextualization process of this job revealed several level alteration as well: semantics, lexical and syntatical.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua oralpt_BR
dc.subjectTexto faladopt_BR
dc.subjectElocução formalpt_BR
dc.subjectTópico discursivopt_BR
dc.subjectOrganização tópicapt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectLíngua escritapt_BR
dc.subjectPalestrapt_BR
dc.subjectAnálise da conversação.pt_BR
dc.subjectTopical organizationen
dc.subjectFormal elocutionen
dc.subjectLectureen
dc.subjectRetextualizationen
dc.subjectConversation analysis.en
dc.titleA propósito da relação fala-escrita : um estudo comparativo da organização tópica de palestras e suas retextualizaçõespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Ana Cristina Jaeger Hintze - UEM
dc.contributor.referee2Zilda Gaspar Oliveira de Aquino - USP
dc.description.resumoNesta pesquisa privilegiamos as relações existentes entre língua falada e língua escrita, a partir de uma abordagem comparativa entre a organização tópica de elocuções formais (palestras) e de suas retextualizações escritas. Nosso corpus de análise constitui-se de três palestras do evento intitulado "VI Encontro - O negro na Universidade: o direito à inclusão", realizado em 2004, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), que foram transcritas e retextualizadas por participantes do Projeto de Ensino Banco de Dados Midiáticos da UEM. De posse desse material, estabelecemos como objetivo central deste trabalho observar se, como descreve a literatura especializada, mesmo sendo semelhantes em determinados pontos - assimetria interacional e situacional, macroestrutura organizacional, arranjo temático e composicional - essas palestras e suas retextualizações apresentam mudanças representativas no que diz respeito à topicalidade. Fundamentados nas orientações teóricas, terminológicas e analíticas da Análise da Conversação e da Linguística Textual, selecionamos o tópico discursivo como categoria de análise, tal como postulado nos estudos do Projeto Gramática do Português Falado. Para a realização de nossa proposta de pesquisa, identificamos os tópicos discursivos dos textos falados e dos textos escritos, tomando por base o princípio da centração e construímos Quadros Tópicos e tabelas explicativas que evidenciaram a organização tópica vertical e linear dos tópicos desenvolvidos. Descrevemos, também, os elementos responsáveis pela segmentação tópica das palestras: centração, inserções intertópicas, inserções intratópicas, inserções com estatuto tópico, marcadores discursivos, pausas, tópicos de transição, exemplificação, citações, marcas metadiscursivas, enunciativas, interativas, coesão textual, paráfrase resumidora; e aqueles responsáveis pela segmentação tópica das retextualizações escritas: centração, paragrafação e coesão textual. O levantamento desses dados permitiu-nos realizar a comparação da topicalidade descrita nas palestras com a topicalidade encontrada nas retextualizações. Em nossa análise comparativa, constatamos que houve, de fato, mudanças na organização tópica desses textos, com redução, substituição, eliminação, adaptação, reordenação e movimentação interna de tópicos. O processo de retextualização investigado revelou também alterações nos níveis sintático, semântico e lexical.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical2 v. (261 f.)pt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000180267.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.