Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRenilson José Menegassipt_BR
dc.contributor.authorPolessi, Érikapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:24:33Z-
dc.date.available2018-04-18T19:24:33Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4047-
dc.description.abstractThis research has as main purpose understand how the review and rewriting process happens in texts from 5th and 6th grades. We intend to investigate the linguistic-discursive aspects that take part of the teacher's indications in the process of reviewing from these texts and have a close look at the way these students act beyond their teacher's commentaries, or, thoroughly, which linguistic-discursive aspects they are able to comprehend and understand in the teacher's reviewing process. The research is built on the interactionism from Applied Linguistic, based on Bakhtin (2003) and Bakhtin/Voloshinov (2009) studies, developing a qualitative research with quantitative surveying. Writers as Barlett (1982), Menegassi (1998), Hayes et al.(1987), Jesus (1997), Sercundes (1997), among others, were also used in the research to define the review and rewriting process. The results showed that the resolutive correction was the most used by the teachers and, jointly with this indicative, we observed, in a great amount, the resolution for orthographic mistakes. Now, talking about the corrections called textual-interactive and classified ones, they solved problems related to paragraphing. The linguistic operation of substituting got the greatest frequency, followed by adding, suppression and dislocation. In some cases we could find indications that were not answered by the students and others that students got autonomy and by him/herself modified his/her text in aspects that was not showed by the teacher.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectTextos escolarespt_BR
dc.subjectProduçãopt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.subjectReescritapt_BR
dc.subjectOperações-linguístico-discursivaspt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectReviewen
dc.subjectRewritingen
dc.subjectLinguistic-discursive operationsen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA reescrita de textos no ensino fundamental : caracterização de aspectos linguístico-discursivos em 5ª e 6ª sériespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Cristiane Carneiro Capristano - UEM
dc.contributor.referee2Adair Vieira Gonçalves - UFGD - Dourados/MS
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo geral compreender como os processos de revisão e reescrita se estabelece em textos de 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental. Dentro dos objetivos, pretendemos investigar aspectos linguístico-discursivos presentes nos apontamentos efetuados pelo professor no processo de revisão destes textos e examinar como os alunos dessas séries respondem aos apontamentos feitos pelo professor, ou, mais especificamente, quais aspectos linguístico-discursivos eles conseguem compreender, entender e atender nos processos de revisão efetuados pelo professor. Para o desenvolvimento da pesquisa, partimos da vertente interacionista da Linguística Aplicada, baseados nos estudos de Bakhtin (2003) e Bakhtin/Voloshinov (2009), realizando uma pesquisa qualitativa com levantamentos quantitativos. Foram utilizados também os teóricos Barlett (1982), Hayes et al.(1987), Jesus (1997), Sercundes (1997), Menegassi (1998), dentre outros, para a definição dos processos de revisão e reescrita. Os resultados mostram que a correção resolutiva foi a mais utilizada pelos professores e, juntamente com a indicativa, objetivou, na maior parte dos casos, sanar erros ortográficos. Já as correções textuais-interativas e classificatórias buscaram sanar os problemas voltados à paragrafação. A operação linguística de substituição foi a que obteve a maior frequência, seguida de acréscimos, supressões e deslocamentos. Em alguns casos são encontrados apontamentos que não foram atendidos pelos alunos e outros que o aluno obteve autonomia e modificou seu texto em aspectos que a professora não realizou apontamentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical123 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000201586.pdf7,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.