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Autor(es): Zanquetta, Fabiana dos Santos
Orientador: Lúcia Osana Zolin
Título: A representação da mulher na ficção de autoria feminina paranaense : Pompília Lopes dos Santos (1900-1993)
Banca: Evely Vânia Libanori - UEM
Banca: Marly Catarina Soares - UEPG
Palavras-chave: Mulheres;Análise literária;Literatura;Gênero, Mulheres;Representação literária;Autoria feminina;Pompília Lopes dos Santos;Análise crítica;Paraná;(Estado);Brasil.;Representation;Gender;Female author;Pompilia Lopes dos Santos;Paraná;State;Brazil.
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Essa dissertação investiga a representação da mulher no romance da escritora paranaense Pompília Lopes dos Santos. De modo especial, nossa investigação se pauta nas personagens protagonistas Letícia, do romance Abismo (1985), e Helena, do romance Afinidade (1949). No decorrer deste trabalho buscamos evidenciar as diferenças no modo de construção das identidades femininas, Letícia e Helena, assim como analisar as diferenças que permeiam as relações de gênero dessas mulheres, que podem ser um fator determinante e capaz de direcionar a trajetória feminina. Observamos que no processo de construção das narrativas a autora tende a seguir os padrões e moldes tradicionais; ou seja, em seus romances, ela enfatiza as tramas com peripécias múltiplas, diferindo substancialmente da tendência intimista, largamente difundida por escritoras brasileiras na segunda metade do século XX. A mulher, ao longo de sua existência, tem sido representada - na literatura, no cinema, na publicidade, etc. - a partir da ótica masculina, não raro, calcada na ideologia patriarcal. Trata-se de representar a imagem feminina considerada ideal de acordo com o pensamento tradicional, portanto, como marginalizada, silenciada, oprimida e limitada ao ambiente doméstico. As obras foram analisadas a partir dos conceitos operatórios fornecidos pela Teoria Crítica Feminista. Os resultados apontam para o questionamento dos modelos de construção das personagens femininas como extremas, ora como pessoas que atingem seus objetivos nas relações de gênero, sendo felizes e realizadas, ora como sofredoras e expostas a um meio social opressor e a relações conjugais conturbadas. O que se pode destacar como recorrente, tanto na construção da identidade como na representação dessas mulheres, é que estas são alicerçadas em padrões sociais que primam pelos valores morais e éticos.
Abstract: This thesis investigates the representation of women in the novel by the author Pompilia Lopes dos Santos, from Paraná, Brazil. In particular, our investigation is based on protagonist characters Letícia, in the novel "Abismo" (Abyss) (1985), and Helena, in the novel "Afinidade" (Affinity) (1949). Throughout this work we sought to highlight the differences in the construction way of the female identities, Letícia and Helena, as well as to analyze the differences that go through the relations of gender of those women, which may be a factor capable of directing the trajectory of women. We notice that in the construction process of narratives, the author tends to follow traditional patterns and molds, in other words, in her novels, she emphasizes the plots with multiple incidents, differing substantially from the intimate trend, widespread by Brazilian female writers in the second half of the twentieth century. The woman, throughout her existence, has been represented - in literature, film, advertising, etc. - from male perspective, often, based on patriarchal ideology. It is considered to represent the ideal female image according to traditional thinking, therefore, as marginalized, silenced, oppressed and limited to the domestic environment. The works were analyzed from the operational concepts provided by the Feminist Critical Theory. The results point to the question of building up models of the female characters as extreme, at times as people who reach their goals in gender relations, being happy and fulfilled, at times as sufferers and exposed to a social oppressor and troubled marital relations. What we can highlight as applicant, both in the construction of identity as well as in the representation of these women, is that they are grounded in social standards that strive for moral and ethical values.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4051
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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