Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4061
Autor(es): Garcia, Letícia Afonso Rosa
Orientador: Renilson José Menegasse
Título: A televisão na escola como objeto de leitura : uma proposta de letramento midiático televisivo
Banca: Maria Célia Cortez Passetti - UEM
Banca: Ezequiel Theodoro da Silva - UNICAMP
Palavras-chave: Leitura;Televisão e escola;Língua portuguesa;Escola;Televisão;Interação.;Reading;Television;School;Portuguese language;Interaction.
Data do documento: 2008
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Nesta pesquisa investiga-se como ocorre a relação da escola, professores e alunos com a televisão enquanto veículo de comunicação de massa e de que forma ela é utilizada no ambiente escolar. Para isso, utilizei como metodologia a aplicação de questionários e entrevistas com os participantes do curso "TV e Leitura", que foi organizado para alcançar o objetivo geral deste trabalho: auxiliar na formação de professores capazes de trabalhar com a televisão em sala de aula, como objeto de leitura, visando à formação de telespectadores críticos, capazes de ler de forma ativa o conteúdo da mídia. O curso foi ministrado em quatro módulos de quatro horas cada para dezesseis professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da rede pública da cidade de Cascavel (PR). Os pressupostos teóricos estão respaldados pela concepção interacionista de leitura, que a compreende com um processo de construção de sentidos em que o leitor é co-produtor e interage com o texto. Tal conceituação é transposta para o ato de assistir televisão que, nesta pesquisa, é considerado como ato de leitura. Por isso, defendo que se faz urgente que a escola inclua a televisão em sala de aula como objeto de leitura, capacitando os alunos a lê-la de forma crítica, como leitores competentes. Através dos questionários aplicados aos professores, foi possível notar que a televisão não é utilizada em sala como fonte de leitura, mas apenas como suporte técnico para as aulas com vídeo. Outro aspecto observado é que a maioria dos professores não compreende o ato de assistir televisão como um ato de leitura, o que foi alterado após a participação no curso "TV e Leitura". Outro dado relevante é que apesar de trabalharem em média quarenta horas semanais, os docentes assistem televisão diariamente, o que se caracteriza como um hábito, sem qualquer avaliação negativa em relação à prática. Os índices revelam que, mesmo não assumindo, na maioria das vezes, os professores são telespectadores assíduos, sendo que o gênero preferido por 100% deles é o telejornalístico. O principal resultado obtido por esta pesquisa foi a aplicação da proposta de letramento midiático apresentada no curso "TV e Leitura" por uma das professoras participantes em suas aulas de Língua Portuguesa. Por meio de uma atividade em sala de aula, os alunos produziram uma reportagem sobre a Gincana Ambiental desenvolvida anualmente pela escola, colocando em prática conceitos que os ajudaram a conhecer como se dá a produção da notícia na televisão e, assim, se constituíssem como leitores de mídia críticos e ativos com as características de um leitor competente.
Abstract: In this research, it was investigated how schools,' teachers' and students interact with the television as a mass media vehicle, and how it is used in the educational environment. The methodology used included questionnaires and interviews with the members of the course "TV and Reading", which was organized in order to reach the general aim of this research: to assist the formation of teachers so that they could be able to work with the television in the classroom as a reading object, by forming critical expectators who could read the mass contents selectively. The course was composed by four modules of four hours each, and it was designed for sixteen Portuguese teachers in a public high school in Cascavel, Parana state. The theoretical framework was based on the conception of the interactionist reading view, which understands it as a process of a construction of meanings in which the reader is a co-producer and also interacts with the text. This concept is viewed when one is watching television, and when this is considered a reading act. That's why, I defend that it is urgent that schools include the television in the classrooms as a reading object, because this will make students critical and competent readers. Through the teachers` questionnaires, it was possible to observe that the television is not used in the classroom as a reading source, but just as a technical support for the video classes. Another aspect observed is that most teachers do not understand the act of watching television as a reading act. However this changed after their participation in the course "TV and Reading". Another relevant data is that, in spite of working about forty hours a week, teachers watch TV every day, which characterizes a habit, without any negative evaluation when related to their practice. The data revealed that, although most times they do not assume, teachers are frequent expectators, and a hundred percent of them prefer the news. The main result observed in this research was the real application of the media literacy which was showed in the course "TV and Reading" by one of the Portuguese teachers. During a class, students produced some news about an environmental game which is developed annually by their school. In this class, they practiced concepts that helped them to know how the TV news are produced, so they became critical readers of the media, and also selective when we consider the characteristics of a competent reader.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4061
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000170512.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.