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dc.contributor.advisorAlice Áurea Penteado Marthapt_BR
dc.contributor.authorMello, Ana Carolina de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:24:35Z-
dc.date.available2018-04-18T19:24:35Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4066-
dc.description.abstractThis study is the result of an investigation about the role played by reading mediators that are settled in public libraries and school libraries in the city of Cornélio Procópio, located in the North of Paraná, bringing to the center of discussion the importance of this space as a place of readers' formation. The hypothesis of this work was that, in libraries, the practices of reading development, in general, and literary development, specifically, occur in a scattered and often intuitive way. From a pilot study, conducted through the application of 20 questionnaires, both in public libraries and in school libraries, we detected a number of factors that hinder the work of reading mediators, as far as it concerns the democratization of access, reading promotion and formation of readers. Through the theoretical apparatus of the Sociology of Reading, we sought to extend the analysis to all state, private, municipal and public libraries of the city of Cornélio Procópio, with the goal of understanding the reality experienced by the city, with regard to whether or not there is a positive promotion of reading practices in these institutions, as well as understanding if the challenges faced by professionals of libraries come from the social environment in which they live, the lack of theoretical basis that lead them to intuitive practice, and/or failure of public policies and the incipient systematization of knowledge of the work being developed in the libraries. To make the research concrete, we conducted a study on the reader's view throughout history, on how this has become to be understood by the Sociology of Reading and by the reception theories, and on the importance of the mediator instance, more specifically, the library, and of the reading mediators in this paradigm shift. Likewise, we presented governmental programs and actions designed to promote reading in Brazil, in order to understand if indeed those measures bolster the mediators in their functions. The calculation of results showed that, among other difficulties, in all institutions analyzed, only a small number of mediators perform positive systematized reading practices. The works are made intuitively, since library professionals are unaware of the existence of public policies in municipal, state or federal level to assist them in their work. Also, the greatest challenges are experienced by libraries that depend on the city as a managing body of financial and human resources to support the exercise of the readers' formation.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMediadores da leiturapt_BR
dc.subjectSociologia da leiturapt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectBiblioteca públicapt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectCornélio Procópiopt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectLibraryen
dc.subjectReading mediatorsen
dc.subjectReaders formationen
dc.subjectSociology of Readingen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleBibliotecas públicas e escolares da cidade de Cornélio Procópio - PR : desafios dos mediadores de leitura para a formação de leitorespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Sonia Aparecida Lopes Benites - UEM
dc.contributor.referee2Thiago Alves Valente - UENP
dc.description.resumoO presente estudo é o resultado de uma investigação sobre o papel desempenhado pelos mediadores de leitura que são lotados em bibliotecas públicas e escolares da cidade de Cornélio Procópio, situada no Norte do Paraná, trazendo para o centro da discussão a importância desse espaço como local de formação de leitores. A hipótese de trabalho foi de que, nas bibliotecas, as práticas de fomento à leitura de modo geral, e da literária, especificamente, se dão de modo disperso e, muitas vezes, intuitivo. A partir de um estudo piloto, realizado por meio da aplicação de 20 questionários, tanto nas bibliotecas públicas quanto nas escolares, detectamos uma série de fatores que dificultam o trabalho dos mediadores de leitura quanto à democratização do acesso, fomento à leitura e formação de leitores. Por meio do aparato teórico da Sociologia da leitura, buscamos estender a análise para todas as escolas estaduais, particulares, municipais e bibliotecas públicas da cidade de Cornélio Procópio, com o intuito de compreendermos a realidade vivenciada pelo Município, no que se refere à existência ou não de práticas positivas de fomento à leitura nestas instituições, bem como se os desafios encontrados pelos profissionais das bibliotecas são oriundos do entorno social em que estão inseridos, da falta de subsídios teóricos, que os levam à práxis intuitiva, e/ou da insuficiência de políticas públicas e da incipiente sistematização do conhecimento do trabalho a ser desenvolvido nas bibliotecas. Para a concretização da pesquisa, fizemos um estudo sobre a visão do leitor no decorrer da história, como este passou a ser compreendido a partir da Sociologia da leitura e das teorias da recepção, e a importância das instâncias mediadoras, especificamente, a biblioteca, e dos mediadores de leitura nesta mudança de paradigmas. Outrossim, apresentamos programas e ações governamentais criados em prol da leitura no Brasil, com o intuito de compreendermos se de fato estes amparam os mediadores em suas funções. A apuração dos resultados apontou, dentre outras dificuldades, que em todas as instituições analisadas, apenas uma pequena parcela dos mediadores realiza práticas sistematizadas de leitura, os trabalhos são feitos de modo intuitivo, pois os profissionais das bibliotecas não têm conhecimento da existência de políticas públicas a nível municipal, estadual ou federal que os auxiliem em seus trabalhos, e que os maiores desafios são vivenciados pelas bibliotecas que dependem do Município como órgão gerenciador de recursos financeiros e humanos para subsidiar o exercício da formação de leitores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical139 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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