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Autor(es): Marinotti, Célia Soares
Orientador: Clarice Zamonaro Cortez
Título: Campo e cidade : um estudo das relações texto-imagem em Cesário Verde e em Camille Pissarro
Banca: Adalberto de Oliveira Souza - UEM
Banca: Rosana Cristina Zanelatto Santos - UFMS/Campo Grande-MS
Palavras-chave: Verde, Cesário, 1855-1886;Crítica e interpretação;Poesia portuguesa;Temática campo-cidade;Pissaro, Camille, 1830-1903;Telas;Representações campo-cidade;Berman, Marshall, 1940-;Modalidade;Poesia;Pintura;Campo e Cidade.;Poetry;Painting;City and Field;Verde, Cesário, 1855-1886;Pissaro, Camille, 1830-1903;Berman, Marshall, 1940-.
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O poeta português José Joaquim Cesário Verde (1855-1886) foi um artista que revelou o seu momento histórico por meio de sua poesia, uma rica sensibilidade que pode ser estudada a partir de um Romantismo decadente a um Realismo irônico, juntando-se uma nota de pessimismo advinda de seu ceticismo. Sua obra envolve também a morbidez do Naturalismo, apresentando características do Impressionismo e uma antecipação do Surrealismo. Sua poesia assume várias formas e tonalidades, características que o incluem entre os parnasianos, os simbolistas e os precursores do Modernismo, fatores que impedem classificar sua poesia a uma única categorização. A poesia praticada por Cesário Verde leva o leitor a assumir diante da realidade uma visão mais livre e desimpedida, capaz de compreendê-la em sua novidade, resultando o interesse pelo cotidiano não limitado à cidade, mas voltado para a realidade campestre, que divide terreno com a civilização. A temática do campo e da cidade constitui-se na proposta de uma evidente fuga para o campo, buscando além de uma vida saudável, força para viver. A obra de Cesário Verde já foi estudada nos aspectos da poetização do real; da dicotomia cidade/campo; da presença da mulher; da importância da representação do cotidiano na poesia de Cesário Verde, ressaltando sua linguagem e estilo. A nossa proposta, porém, busca identificar a relação campo-cidade, estabelecendo-se um paralelo com a estética impressionista, correspondente literária da "pintura ao vivo" preconizada por Manet, Degas, entre outros. Dentre os impressionistas destacamos Camille Pissarro (1830-1903), artista francês considerado o "pintor da terra", que descreve ao longo de sua carreira, campos lavrados e paisagens campestres, aldeias sonolentas e também cidades agitadas, identificando-se com a proposta poética de Cesário Verde. A pesquisa está ancorada nos pressupostos teóricos da Literatura Comparada, do gênero lírico e da leitura da imagem. Foram discutidas as ideias de Carvalhal, Coutinho e Nitrini; Aguiar e Silva, Bosi e Judice; Jolly e Rufach, Pena e Toá. Os resultados obtidos foram provenientes da Literatura Comparada com a obra poética de Cesário Verde e as telas de Camille Pissarro que confirmam a possibilidade de leitura.
Abstract: The Portuguese poet Joaquim José Cesário Verde (1855-1886) was an artist who showed his historical moment through his poetry, a rich sensitivity that can be studied from a decadent Romanticism to Realism ironic one, joining a note of pessimism arising out of your skepticism. His work also involves morbidity of Naturalism, presenting characteristics of Impressionism and anticipation of Surrealism. His poetry takes many forms and shades, features that include among the Parnassian, the Symbolists and the precursors of Modernism, factors that prevent classify his poetry to a single categorization. The poetry practiced by Cesário Verde takes the reader to take on the actually a more free and unimpeded, able to understand it in its novelty, the resulting interest in the everyday not limited to the city, but the reality facing country, which shares land with a civilization. The theme of the countryside and the city is on the proposal for an obvious trail to the camp, looking beyond a healthy life, strength to live. The work of Cesário Verde has been studied in the aspects of the real poeticization; the dichotomy town / country, the presence of women, the importance of representation of everyday life in the poetry of Cesário Verde, highlighting its language and style. Our proposal, however, seeks to identify the relationship between rural-urban, establishing a parallel with the Impressionist aesthetic, literary correspondent of "live painting" advocated by Manet, Degas, among others. Among the highlight Impressionist Camille Pissarro (1830-1903), French artist considered the "painter of the earth," which describes throughout his career, plowed fields and countryside, sleepy villages and bustling cities too, identifying with the proposal poetic of Cesário Verde. The research is anchored in the theoretical assumptions of comparative literature, gender and lyrical reading of the image. We discussed the ideas of Carvalhal, Coutinho and Nitrini; Aguiar e Silva, Bosi and Judice, Jolly and Rufach, Pena and Toá. The results were obtained from the Comparative Literature with the poetic work of Cesário Verde and Camille Pissarro's canvases which confirm the possibility of reading.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4070
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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