Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4071
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRenilson José Menegassipt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Paulo Cezarpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:24:36Z-
dc.date.available2018-04-18T19:24:36Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4071-
dc.description.abstractSince it is known that, as a rule, the school has not been successful in training proficient text writers; current research identifies the characteristics of the Portuguese Language textbook as a mediating factor in the teaching and learning process of texts within the teaching context. Textbooks in government schools in Maringá PR Brazil, in 2006, such as Português: linguagens (CEREJA & MAGALHÃES, 2002) and Português: leitura, produção, gramática (SARMENTO, 2002), were analyzed. Current qualitative, quantitative and interpretative research is based on the social-interactional theory of teaching, discussed in Applied Linguistics, and on researches and analyses on learning and teaching mediation of text writing production. Results of analyses in the context of textual production proposed by Cereja & Magalhães showed some of the mediator's traits. The latter were selected and classified as a) suggestions aiming at production; b) suggestions that specify the literary genre expected to be produced; c) suggestions with production socialization; d) suggestions that reveal the interlocutor. Sarmento's book, on the other hand, revealed that writing suggestions indicated different traits and, thus, a different classification: a) suggestions that do not take into consideration text production conditions; b) suggestions that specify and characterize textual genre to be produced; c) suggestions that do not reveal production aims; d) suggestions that do not specify nor characterize the required textual genre. Although writing suggestions in the two collections are different, results show that production conditions in Cereja & Magalhães's textbook indicate a mediating practice in the teaching and learning process of textual production within the teaching context. Actually, the textbook may be a mediator in the process when the theoretical and methodological supervision within the production conditions are taken into account in its suggestions on writing.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectSchool textbooken
dc.subjectMediationen
dc.subjectText productionen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleCaracterísticas do livro didático de Língua Portuguesa na mediação da produção textual escritapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Edson Carlos Romualdo - UEM
dc.contributor.referee2Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi - UNITAU/Taubaté-SP
dc.description.resumoDiante da constatação de que a escola, de modo geral, não tem conseguido êxito na tarefa de formar escritores proficientes de textos, é que se realizou esta pesquisa, a fim de se identificar quais as características que o livro didático de Língua Portuguesa apresenta como mediador no processo de ensino e aprendizagem da escrita de textos, em situação de ensino. Para tanto, analisaram-se os livros didáticos mais utilizados, em 2006, pelas escolas da rede pública estadual de ensino, na cidade de Maringá-PR: Português: linguagens (CEREJA & MAGALHÃES, 002) e Português: leitura, produção, gramática (SARMENTO, 2002). Assim, esta pesquisa de cunho qualitativo-quantitativo-interpretativista fundamentou-se na teoria sócio-interacionista de ensino, discutida pela Lingüística Aplicada, e em pesquisas e estudos que tratam da mediação no ensino e aprendizagem de produção textual escrita. Os resultados das análises realizadas nas propostas de produção textual de Cereja & Magalhães revelaram a presença de algumas características de mediador, as quais foram reagrupadas e classificadas em: a) propostas que apresentam finalidade ou objetivos de produção; b) propostas que especificam o gênero a ser produzido; c) propostas que apresentam meio de circulação para as produções; d) propostas que apresentam interlocutor. No livro de Sarmento, as análises das propostas de escrita apontaram características diversas, as quais permitiram outra classificação: a) propostas que não consideram as condições de produção de texto; b) propostas que especificam e caracterizam o gênero textual a ser produzido; c) propostas que não contemplam a finalidade ou objetivo de produção; d) propostas que não especificam nem caracterizam o gênero textual solicitado. Não obstante as diferenças verificadas nas propostas de escrita das duas coleções, os resultados demonstraram que as condições de produção, diagnosticadas no livro de Cereja & Magalhães, orientam uma prática mediadora no processo de ensino e aprendizagem da produção textual, em situação de ensino. Razão pela qual o livro didático pode se constituir em um mediador neste processo, bastando para isto que considere em suas propostas de escrita as orientações teóricometodológicas contidas nas condições de produção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical121 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000164187.pdf12,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.