Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4075
Autor(es): Souza, Ivanize Ribeiro de
Orientador: Renilson José Menegassi
Título: Conceitos bakhtinianos no contexto da reformulação curricular da educação básica do Paraná
Banca: Edson Carlos Romualdo - UEM
Banca: Alba Maria Perfeito - UEL
Palavras-chave: Reformulação curricular - Diretrizes Curriculares Estaduais - DCE;Diretrizes Curriculares Estaduais - Língua Portuguesa;Ensino de língua materna - Currículo - Educação básica;Diretrizes Curriculares Estaduais - DCE - Elaboração;Teoria enunciativa - Diretrizes Curriculares Estaduais - DCE;Educação - Reformulação curricular
Data do documento: 2010
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Esta pesquisa situa-se no contexto da reformulação curricular da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná, que desencadeou o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Estaduais - DCE para as doze disciplinas desse nível de ensino. Tal processo iniciou-se em 2003, marcado por fortes críticas às influências dos ideais neoliberais e conservadores na educação e pela proposição de processos educativos pautados em princípios progressistas, embasados nas teorias críticas de currículo. A investigação proposta fundamenta-se na teoria enunciativa (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1992; BAKHTIN, 2003) e consiste em compreender as manifestações desse aporte teórico na construção das Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa - DCE-LP (PARANÁ, 2008), a fim de possibilitar respaldo teórico e metodológico aos estudos sobre o ensino de língua materna na Educação Básica. Com base nos princípios da Linguística Aplicada, seus objetivos são: a) identificar, nas DCE-LP, os aspectos teóricos que envolvem o trabalho com a língua materna na Educação Básica; b) cotejar os conceitos da teoria da enunciação, propostos para o trabalho de ensino e aprendizagem de língua materna, com os conceitos apresentados no documento governamental; c) indicar sugestões de revisões dos conceitos tratados no texto curricular, a partir dos resultados da pesquisa. Essa prática reflexiva envolve o levantamento da história do currículo do Estado do Paraná entre os anos de 1980 e 2010; o delineamento e a sistematização em forma de quadro sinótico das características de interação que constituem a teoria enunciativa de linguagem; bem como, o processo de leitura reflexiva de quatro versões sistematizadas na elaboração do documento curricular oficial, das quais são elencados os principais conceitos teóricos abordados, assim como é acompanhado o percurso de sua compreensão ao longo das versões. Através da metodologia da triangulação de dados, em que se tomam como parâmetros as definições contidas na última versão do documento e a síntese da teoria enunciativa em Bakhtin, percebe-se, em alguns aspectos, um processo crescente de reflexões e amadurecimento teórico e a opção mais intensa pela teoria enunciativa, que exigiu que alguns conceitos fossem mais evidenciados enquanto outros fossem gradativamente se diluindo. Ao mesmo tempo, nota-se uma tendência à superficialidade na abordagem de conceitos tidos como fundamentais e que, quando não compreendidos, comprometem a efetivação de práticas pedagógicas embasadas na teoria enunciativa de linguagem. Esse fato parece ter exigido, na última versão do documento, sua configuração como um texto de caráter mais instrutivo do que como fonte de sustentação teórico-metodológica das práticas pedagógicas do professor .
Abstract: Current research comprises an investigation within the context of the curricular resetting of the Basic Education Network of the state of Paraná, Brazil, which triggered the process for the Curricular Guidelines for the twelve subject matters at this education level. The 2003 process was affected by a critique against the influence of neo-liberal and conservative ideas in Education and by proposals forwarded by educational processes foregrounded on progressive principles based on the curriculum's critical theories. Investigation is based on the enunciation theory (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1992, BAKHTIN, 2003) and on the understanding of manifestations of the theoretical foregrounding in the construction of the Curriculum Guidelines for Portuguese in the state of Paraná - DCE-LP (PARANÁ, 2008). The theoretical and methodological bases are provided for the teaching of the mother language in Fundamental Education. According to the principles of Applied Linguistics, current research aims at a) identifying within DCE-LP the theoretical aspects that involve the mother tongue in Basic Education; b) comparing the concepts of the enunciation theory for the teaching and learning of the mother tongue with the concepts provided in the government's document; c) suggesting reviews of concepts dealt with in the curricular text through the research results. Current reflexive practice involves a survey on the history of the school curriculum in the state of Paraná between 1980 and 2010; the systematization by synoptic framework of characteristics of interactivities that form the language enunciation theory; the process of reflexive reading of four systematized versions in the elaboration of the official curricular document. The main theoretical concepts are thus listed and the trajectory of their comprehension is followed up throughout the versions provided. Data crossing in which the definitions in the final version of the document and a synthesis of Bakhtin's enunciation theory are taken as parameters shows, in many aspects, a developing process of reflections and theoretical maturing and a more intensive option for the enunciation theory. The latter caused certain concepts to be more highlighted whereas others to be gradually diluted. A trend towards shallowness in thought has also be noted when fundamental concepts are dealt with. They jeopardize the materialization of pedagogical practices based on the language enunciation theory when they are not understood. In the document's final version this fact rather brought about a more instructive text and a less theoretical and methodological source for the teacher's pedagogical practices.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4075
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000178271.pdf807,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.