Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWalter Lúcio de Alencar Praxedespt_BR
dc.contributor.authorConceição, André Júnior dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:24:37Z-
dc.date.available2018-04-18T19:24:37Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4079-
dc.description.abstractThis study focused on public policies on the Junior Scientific Initiation (ICJ) in Paraná, and especially at the State University of Londrina (UEL). In recent years, research funding agencies, foundations that support research in the states of the federation (FAPS), and the National Council for Scientific and Technological Development - CNPq have published proposals to implement the ICJ in the pockets of research institutions interested in this form of agreement. In order to evaluate public policies aimed at the ICJ, we conducted a study at UEL using the sociology of Pierre Bourdieu, specifically his notion of the scientific field. In this study, we interviewed high school students who participated in this program to verify the contribution to the formation of a scientific habitus. Interviewed also teachers presenting their representations of the program. After presenting the results of this search and readback of information gathered along with the other sources investigated in this study, we found that the ICJ favors the formation of a qualified demand the scientific field. Furthermore, we propose that this program is targeted at students in unfavorable socioeconomic conditions, because a significant portion of students who participated in the program demonstrate a favorable profile to enroll in the scientific field, even without participation in this program.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPolítica e educação Educaçãopt_BR
dc.subjectFinalidades e objetivospt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectIniciação Científica Júniorpt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectUELpt_BR
dc.subjectLondrinapt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectJunior Undergraduate Researchen
dc.subjectThe scientific fielden
dc.subjectHabitusen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleContribuições do Programa de Iniciação Científica Júnior na Universidade Estadual de Londrina (UEL) : a formação de um habitus adequado ao campo científicopt_BR
dc.title.alternativeContributions of the scientific Program Started in Junior State University of Londrina (UEL): the formation of a scientific field suitable for habitus.en
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Antonio Ozai da Silva - UEM
dc.contributor.referee2Wesley Attrot - UEL
dc.description.resumoO presente estudo abordou as políticas públicas sobre a Iniciação Científica Júnior ( ICJ) no Paraná e, sobretudo, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Nos últimos anos as agências de fomento à pesquisa das fundações de amparo à pesquisa nos estados da federação (FAPS), bem como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq vêm publicando propostas de implantação de bolsas de ICJ nas instituições de pesquisa interessadas nessa forma de convênio. Com o objetivo de avaliar as políticas públicas voltadas à ICJ, realizamos um estudo na UEL utilizando a sociologia da ciência de Pierre Bourdieu e, especificamente, sua noção de campo científico. Neste estudo, entrevistamos alunos de ensino médio que participaram deste programa a fim de verificar a contribuição para a formação de um habitus científico. Entrevistamos, ainda, docentes que apresentaram suas representações sobre o programa. Após a apresentação dos resultados desta pesquisa e cotejamentos das informações levantadas juntamente com as demais fontes investigadas nesta pesquisa, constatamos que a ICJ favorece à formação de uma demanda qualificada ao campo científico. Outrossim, propomos que este programa seja direcionado a estudantes em condições socioeconômicas desfavoráveis, pois uma parcela significativa de estudantes que participaram do programa demonstram um perfil favorável ao ingresso no campo científico, mesmo sem a participação neste programa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical124 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000199154.pdf653,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.