Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAécio Flávio de Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorZafalon, Míriampt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:24:37Z-
dc.date.available2018-04-18T19:24:37Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4083-
dc.description.abstractThis paper discusses the presence of classic Greek and Biblical myth in the tales "The Woman in Black" and "Confessions of a widow lady", from the work Fluminenses Tales(1870), of Machado de Assis. The choice reflects the concern of working tales of an anthology little explored by scholars of Machado's (Machadian) work. The meaning of myth has been discussed from the concepts of scholars such as Jean-Pierre Vernant, Junito de Souza Brandão, Joseph Campbell, Ernest Cassirer, Mircea Eliade, E.M Mielientiski, among others. Understanding myth as a narrative set consecrated by tradition and that showed, at least in the origin, the irruption of the sacred or the supernatural in the world, but, in posterior period assumed an abstract meaning, we intend to analyze how Machado de Assis used the traditional myths in the composition of some of his characters and plots, modernizing them, adapting them to his time, without, however, diminish the aura of his immortality. In the selected tales, it was attempted to verify the situations of the characters that suggest mythological aspects, namely: Odysseus, Penelope and Telemachus, characters of the Homeric work Odyssey, recalled in the tale "The woman in Black", Eve, Bible character, Oedipus, the Sphinx and the Hydra of lerna, Greek pagan myths, updated in the narrative of "Confessions of a widow lady." The analysis was carried out having as a theoretical referential the Aesthetics of reception, theory created by Jauss (1994) and Iser (1999), which privileges the presence of the reader in the engagement with written text and the author's point of view. As a result, a reading of the tales identified for the analysis is presented, conferring the traditional and the modern, allowing the confirmation of the unceasing update of the classical and biblical mythology, under the genial sloping of Machado. It is thus a distinguished contribution to the studies of the tales of Machado de Assis, an eternal source of prospects and new studies.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectAnálise críticapt_BR
dc.subjectContos fluminensespt_BR
dc.subjectConfissões de uma viúva moçapt_BR
dc.subjectA mulher de pretopt_BR
dc.subjectMachado de Assispt_BR
dc.subjectCrítica Literáriapt_BR
dc.subjectEstética de recepçãopt_BR
dc.subjectOdisseiapt_BR
dc.subjectBíbliapt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectMythen
dc.subjectMachado de Assisen
dc.subjectOdysseyen
dc.subjectBibleen
dc.subjectAesthetics of Receptionen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA incidência do mito em "Confissões de uma viúva moça" e "A mulher de preto" (contos fluminenses), de Machado de Assispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Adelaide Caramuru Cézar - UEL
dc.contributor.referee2Clarice Zamonaro Cortez - UEM
dc.description.resumoEsta dissertação discute a presença de mitos clássicos gregos e do mito bíblico nos contos "A mulher de preto" e "Confissões de uma viúva moça", da obra Contos Fluminenses (1870), de Machado de Assis. A escolha reflete a preocupação de trabalhar contos de uma antologia pouco explorada por estudiosos da obra machadiana. O sentido de mito foi discutido a partir de conceitos de estudiosos como Jean-Pierre Vernant, Junito de Souza Brandão, Joseph Campbell, Ernst Cassirer, Mircea Eliade, E. M. Mielietinski, entre outros. Entendendo mito como um conjunto narrativo consagrado pela tradição e que manifestou, pelo menos na origem, a irrupção do sagrado, ou do sobrenatural, no mundo, mas que em período posterior assumiu uma significação abstrata, pretende-se analisar como Machado de Assis utilizou os mitos tradicionais na composição de algumas de suas personagens e enredos, modernizando-as, adaptando-as ao seu tempo, sem, entretanto, diminuir a aura da sua imortalidade. Nos contos selecionados, procurou-se verificar as situações das personagens que sugerem aspectos mitológicos, a saber: Ulisses, Penélope e Telêmaco, personagens da obra homérica Odisseia, rememoradas no conto "A mulher de preto"; Eva, personagem da Bíblia; Édipo, a Esfinge e a Hidra de Lerna, mitos gregos pagãos, atualizados na narrativa de "Confissões de uma viúva moça". A análise foi realizada tendo como referencial teórico a Estética da Recepção, teoria criada por Jauss (1994) e Iser (1999), que privilegia a presença do leitor no confronto com o texto escrito e com o ponto de vista do autor. Como resultado, é apresentada uma leitura dos contos identificados para a análise, cotejando-se o tradicional e o moderno, permitindo a comprovação da perene atualização da mitologia clássica e bíblica, sob o viés genial de Machado. Tem-se, assim, uma contribuição diferenciada aos estudos dos contos de Machado de Assis, um eterno manancial de perspectivas e de novos estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical158 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000177885.pdf527,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.