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dc.contributor.advisorAlexandre Villibor Florypt_BR
dc.contributor.authorPereira, Marcio Alexpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:24:37Z-
dc.date.available2018-04-18T19:24:37Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4085-
dc.description.abstracten
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectHistória e críticapt_BR
dc.subjectLiteratura e teatropt_BR
dc.subjectCrítica teatralpt_BR
dc.subjectEncenadorespt_BR
dc.subjectMacunaímapt_BR
dc.subjectLiteratura e Sociedadept_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.titleDe Mário de Andrade a Antunes Filho : a adaptação teatral de Macunaímapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Marisa Corrêa Silva - UEM
dc.contributor.referee2Rosemari Bendlin Calzavara - UNOPAR
dc.description.resumoNão é de hoje que obras literárias de autores brasileiros são adaptadas para o teatro. Num país carente de leitores deve-se louvar a adaptação de obras de referência para outros meios. Diferentemente do cinema, que privilegia o produto final projetado na tela, no teatro o processo de trabalho - de processo criativo predominantemente coletivo em seus momentos - pode estar em primeiro plano e oferecer, assim, importantes desdobramentos até mesmo para estudos da teoria literária. Nesta dissertação, analisando sua epicidade e outros códigos, tentei demonstrar a importância da adaptação de Macunaíma, de Mário de Andrade, por Antunes Filho em 1978, como contribuição para a formação de plateia crítica no teatro brasileiro. Para tanto, se fez necessária a divisão do texto em três capítulos. Em primeiro lugar, interessa estudar a relação entre os gêneros literários em questão, a narrativa de Mário e a adaptação teatral de Antunes. Se é verdade que a epicidade no teatro pode instaurar o espaço para a reflexão crítica, neste trabalho, analiso quais as escolhas feitas por Antunes - de texto e de encenação - para realizar sua adaptação, visto que a obra de Mário de Andrade já coloca questões decisivas para teoria e crítica literárias, que serão pontos de partida para a montagem citada. Além das especificidades dos gêneros, vale lembrar o contexto em que Antunes resolve montá-lo, no final dos anos 1970, quando já se percebe algum movimento de abertura na ditadura militar, momento decisivo para se colocar questões sobre identidade nacional, função social da arte e formação de pensamento crítico. Além disso, interessa verificar como a o grupo recebeu o texto-fonte, assim como o resultado da adaptação, e de que forma isso contribuiu para a formação de um grupo de teatro e de pesquisa teatral, o que será uma tendência a partir dos anos 1990 em algumas capitais brasileiras. Nomes como Peter Szondi, Anatol Rosenfeld e Hans Robert Jauss são fundamentais para esse estudo. Como resultados, ressalte-se a importância do teatro para os estudos literários, bem como o estudo da mediação entre literatura e sociedade e, ainda, analisar a vitalidade de uma obra-chave da nossa literatura em outros meios e momentos históricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical167 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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