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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4085
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Alexandre Villibor Flory | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Marcio Alex | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-18T19:24:37Z | - |
dc.date.available | 2018-04-18T19:24:37Z | - |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4085 | - |
dc.description.abstract | en | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | História e crítica | pt_BR |
dc.subject | Literatura e teatro | pt_BR |
dc.subject | Crítica teatral | pt_BR |
dc.subject | Encenadores | pt_BR |
dc.subject | Macunaíma | pt_BR |
dc.subject | Literatura e Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Brasil. | pt_BR |
dc.title | De Mário de Andrade a Antunes Filho : a adaptação teatral de Macunaíma | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marisa Corrêa Silva - UEM | |
dc.contributor.referee2 | Rosemari Bendlin Calzavara - UNOPAR | |
dc.description.resumo | Não é de hoje que obras literárias de autores brasileiros são adaptadas para o teatro. Num país carente de leitores deve-se louvar a adaptação de obras de referência para outros meios. Diferentemente do cinema, que privilegia o produto final projetado na tela, no teatro o processo de trabalho - de processo criativo predominantemente coletivo em seus momentos - pode estar em primeiro plano e oferecer, assim, importantes desdobramentos até mesmo para estudos da teoria literária. Nesta dissertação, analisando sua epicidade e outros códigos, tentei demonstrar a importância da adaptação de Macunaíma, de Mário de Andrade, por Antunes Filho em 1978, como contribuição para a formação de plateia crítica no teatro brasileiro. Para tanto, se fez necessária a divisão do texto em três capítulos. Em primeiro lugar, interessa estudar a relação entre os gêneros literários em questão, a narrativa de Mário e a adaptação teatral de Antunes. Se é verdade que a epicidade no teatro pode instaurar o espaço para a reflexão crítica, neste trabalho, analiso quais as escolhas feitas por Antunes - de texto e de encenação - para realizar sua adaptação, visto que a obra de Mário de Andrade já coloca questões decisivas para teoria e crítica literárias, que serão pontos de partida para a montagem citada. Além das especificidades dos gêneros, vale lembrar o contexto em que Antunes resolve montá-lo, no final dos anos 1970, quando já se percebe algum movimento de abertura na ditadura militar, momento decisivo para se colocar questões sobre identidade nacional, função social da arte e formação de pensamento crítico. Além disso, interessa verificar como a o grupo recebeu o texto-fonte, assim como o resultado da adaptação, e de que forma isso contribuiu para a formação de um grupo de teatro e de pesquisa teatral, o que será uma tendência a partir dos anos 1990 em algumas capitais brasileiras. Nomes como Peter Szondi, Anatol Rosenfeld e Hans Robert Jauss são fundamentais para esse estudo. Como resultados, ressalte-se a importância do teatro para os estudos literários, bem como o estudo da mediação entre literatura e sociedade e, ainda, analisar a vitalidade de uma obra-chave da nossa literatura em outros meios e momentos históricos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq1 | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.local | Maringá, PR | pt_BR |
dc.description.physical | 167 f | pt_BR |
dc.subject.cnpq2 | Letras | pt_BR |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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