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Autor(es): Mareco, Raquel Tiemi Masuda
Orientador: Maria Célia Cortez Passetti
Título: Do debate televisivo ao jornal impresso : aforizações na Mídia Nacional
Banca: Renata Marcelle Lara - UEM
Banca: Ana Raquel Motta de Souza - UEM
Palavras-chave: Discurso político-midiático;Aforização;Circulação de discursos;Debates televisivos;Jornal impresso;Brasil.;Media-political Discourse;Aphorisation;Circulation of discourses;Televised debates;Newspaper;Brazil.
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A atual facilidade de acesso à informação exige que os suportes midiáticos digam e provem o que dizem, tanto para conquistar a credibilidade do leitor/ouvinte/telespectador, quanto para evitar sanções legais por divulgar informações caluniosas, tendenciosas ou descontextualizadas. Segundo Charaudeau (2006), a comunicação midiática se constitui numa tensão entre duas visadas: uma visada que tende a produzir um objeto de saber segundo uma lógica cívica, ou seja, que visa a informar o cidadão, e uma visada de captação, que tende a produzir um objeto de consumo segundo uma lógica comercial: "captar as massas para sobreviver à concorrência" (CHARAUDEAU, 2006, p. 86). Sendo assim, uma das maneiras de produzir um efeito de veracidade e de objetividade, de diminuir a responsabilidade da informação do enunciador jornalista e de atrair o interlocutor, se dá por meio do destaque da fala de outrem. No contexto midiático, o enunciador jornalista destaca, com ou sem alterações, a fala de outros, realizando um processo que Maingueneau (2008b; 2010) chama de aforização. A aforização é um fenômeno muito utilizado pela mídia, pois ao abordar assuntos diversos, ela recorre a discursos de outrem para legitimar o seu dizer e, muitas vezes, precisa alterá-los para que eles sejam compreensíveis pela maioria dos leitores. Diante desse contexto político-midiático, este trabalho tem por objetivo observar o funcionamento discursivo das aforizações sobre os debates televisivos do segundo turno das eleições presidenciais 2010 nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Para tanto, partimos da seguinte pergunta de pesquisa: Como ocorreu o processo de construção das aforizações veiculadas nos jornais impressos? Nosso viés teórico-analítico foi embasado, principalmente, nos estudos de Dominique Maingueneau sobre os enunciados destacados e destacáveis em diálogo com os conceitos de paráfrase e metáfora propostos por Michel Pêcheux. Frente a esses objetivos, nossa pesquisa se justifica por buscar contribuir com estudos sobre a circulação dos discursos políticos nas mídias e a influência dos modos de circulação na manutenção e/ou na ressignificação dos sentidos. Por meio da análise e dos dados apresentados na discussão, observamos que a maioria das aforizações foi construída por supressões e, em muitos casos, ao alterar os enunciados, a cenografia construída pelo discurso durante os debates não se manteve, sendo alterada quando retratada pelos jornais. Essas diferenças na cenografia e na imagem do político acabaram favorecendo um ou outro candidato. Entretanto, não podemos dizer que um jornal apoiou um dado candidato, pois ao veicular aforizações com determinadas alterações, os jornais favoreceram um ou outro candidato.
Abstract: The current facility of information access requires that media say and prove what they say, in order to gain the credibility of the reader/listener/viewer and to avoid legal sanctions for releasing libelous, biased or decontextualized information. According to Charaudeau (2006), media communication constitutes a tension between two target: a target that tends to produce an object of knowledge according to civic logic, in other words, a target that aims to inform the public, and a target of commercial, which tends to produce an object of consumption according to a commercial logic: "get the masses to survive the competition" (Charaudeau, 2006, p. 86). Thus, one way to produce an effect of veracity and objectivity, to lessen the responsibility of informing from the enunciator journalist and attract callers, takes place by means of highlight other people's speech. In the media context, the journalist highlights, with or without changes, speeches of others, performing a process that Maingueneau (2008b, 2010) calls aphorisation. The aphorisation is a phenomenon widely used by the media, because to comment about various issues, the media uses the speeches of others to legitimise their say and often need to change other's speeches so that they are understandable by most readers. In this political-media context, this study aims at observing the discursive functioning of aphorisation about the televised debates of the second round presidential elections in 2010 in the newspapers Folha de S. Paulo and O Estado de S. Paulo. The starting point was the following research question: How has been the process of aphorisation construction that circulated in the newspapers? Our theoretical and analytical bias was based mainly on studies of Dominique Maingueneau on detached and detachable statements in dialogue with the concepts of metaphor and paraphrase proposed by Michel Pêcheux. Given these objectives, our research is justified for seeking to contribute with studies on the circulation of political discourse in the media and the influence of the circulation modes in maintaining and/or reframing of the senses. Through the analysis and data presented in the discussion, we noted that most aphorisation was built by suppression and, in many cases, by changing the statements, the scenography built by speech during the debates was not maintained, being changed when stated by the newspapers. These differences in scenography and the image of the politician just benefitting one or another candidate. However, we cannot say that a newspaper has supported a particular candidate because, through the alterations in the construction of aphorisations, the newspapers benefitted one or another candidate.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4093
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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