Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4095
Autor(es): Sousa, Thais Pretti de
Orientador: Marisa Corrêa Silva
Título: Do mundo simbólico ao inferno do real, e volta : uma análise de a paixão segundo G.H
Banca: Évely Vania Libanori - UEM
Banca: Maria Heloísa Martins Dias - UEM
Palavras-chave: Materialismo lacaniano;Teoria literária;Clarice Lispector;Crítica e interpretação;Brasil.;Clarice Lispector;Lacanian materialism;Literary theory;Brazil.
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Nossa análise centra-se no romance A Paixão segundo G.H., de Clarice Lispector, tomando alguns conceitos do materialismo lacaniano para compreensão, quer do modo como se estrutura a narrativa, quer das tensões vividas pela personagem narradora. Utilizamos, em especial, a tríade do Real, Simbólico e Imaginário, referente às três instâncias a partir das quais se pode compreender a relação sujeito/mundo. Dessas instâncias, exploramos apenas as do Simbólico e Real, analisando a percepção traumática vivida pela narradora, comumente chamada pelos teóricos clariceanos de epifania, como um contato com o Real. Por meio da análise, procuramos mostrar como a trama enunciativa de A Paixão Segundo G.H. acompanha estruturalmente os processos sofridos pela narradora, de modo que a narrativa pode ser dividida em três "momentos": o primeiro relaciona-se à identificação de G.H. com o Simbólico e à menor desestruturação da narrativa, o segundo relaciona-se ao progressivo "estilhaçamento'' da narrativa, ocasionado pelo trauma do encontro com o Real e o terceiro refere-se ao fato de a obra se estruturar como uma busca de ressimbolização do trauma. Nossa hipótese é de que somente graças ao nível Simbólico, do qual inicialmente foge, consegue a narradora se reestruturar como indivíduo. Em suma, são visíveis os aspectos relacionados à convenção do Simbólico e ao encontro com o Real que podem ser encontrados na obra, justificando a aproximação entre o universo ficcional criado por Clarice em seu romance e a esfera teórica da qual extraímos aspectos para focalizá-lo.
Abstract: Our essay is focused on the novel A Paixão segundo G.H., by Clarice Lispector. In this analysis we take some concepts of lacanian materialism to understand both the way the narrative is structured and the conflicts experienced by the narrator. We use the conceptual triad of the Real, Symbolic and Imaginary, referring to the three instances from which it is possible to understand the subject and the world. From these instances, we explore only the Real and the Symbolic, analyzing the traumatic perception experienced by the narrator, commonly called "epiphany" by theorists, as a contact with the lacanian Real. Through analysis, we show how the plot of A Paixão segundo G.H. is structurally attached to the processes suffered by the narrator, thus the narrative may be divided into three "times": the first is related to the identification of G.H. with the Symbolic order, with a minor disruption of the narrative; the second relates to the progressive "splintering" of the narrative, caused by the traumatic encounter with the Real; and the third refers to the fact that the story can be seen as structured as a search for re-symbolization of the traumatic experience. Our hypothesis is that only through the Symbolic level, from which the narrator initially runs away, it is possible to restructure herself as an individual. In short, there are many and noticeable aspects of the Symbolic and encounter with the Real that is found in this literary work, explaining the connection between the fictional universe created by Clarice Lispector in her novel and the sphere of theoretical aspects we explore in this essay.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4095
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000204577.pdf973,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.