Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVera Helena Gomes Wielewickipt_BR
dc.contributor.authorLourenço, Daiane da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:27:00Z-
dc.date.available2018-04-18T19:27:00Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4106-
dc.description.abstractThis dissertation approaches literary reading preferences among Brazilian adolescent readers. Thus, we performed a research using ethnographic methods with two groups of participants: a) students in upper grades of elementary school from a private institution; b) academics of a Letras course double degree, Portuguese and English, from a public university. As research instruments, we used questionnaires and interviews in order to investigate the narratives read by participants that were not recommended by teachers, the mediators of their readings and their literary conceptions, and we discovered that the texts read were mostly foreign literature. This way, we tried to understand, based on the interpretative communities of Fish (1980), on the New Literacy Studies and on the Sociology of Reading, the perceptions of literature, reading, reader and literatures in English language (LEL) as part of a convention made by students and academics. We also researched on the adolescence phase because of its relevance to the understanding of the concepts utilized by readers and their reading preferences, since most students are early adolescents and most of the academics can be considered late adolescents. We verified that English language narratives circulate among the participant readers of the research, especially in translated form. Among their reading preferences, several best-sellers titles were mentioned, popular novels and, at the same time, marginalized. The results show that adolescent participants are part of interpretive communities of readers existing outside educational institutions; they use shared knowledge with those groups to construct meaning during the act of reading; they agree about their literary conceptions; they are into more than one interpretive community (school/college, friends), that is the reason why some of their conceptions are permeated both by the discourse of educational institutions and friends; they are influenced by cultural industry to choose their readings. In this sense, we justify this research by the contribution to discussions about the circulation and the teaching of LEL in Brazil, by the focus on the reader of narratives in English language and the shortage of researches on those subjects of study.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLeitores adolescentespt_BR
dc.subjectMercado culturalpt_BR
dc.subjectNarrativas em língua inglesapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectReader formationen
dc.subjectLiterary literacyen
dc.subjectAdolescents readersen
dc.subjectCultural marketen
dc.subjectNarratives in Englishen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleEntre instituições de ensino e mercado de consumo : a leitura de narrativas em língua inglesa por adolescentes brasileirospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Neiva Maria Jung - UEM
dc.contributor.referee2Cielo Griselda Festino - UNIP/USP
dc.description.resumoEsta dissertação aborda as preferências de leituras literárias entre leitores brasileiros adolescentes. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho etnográfico com dois grupos de participantes: a) alunos das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola particular; b) acadêmicos de um curso de licenciatura em Letras Português-Inglês de uma universidade pública. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos questionários e entrevistas, a fim de investigarmos as narrativas lidas pelos participantes sem que houvessem sido recomendadas por professores, os mediadores de suas leituras e suas concepções literárias, e verificamos que os textos lidos pertenciam, em sua maioria, à literatura estrangeira. Assim, procuramos entender, baseando-nos nas comunidades interpretativas de Fish (1980), nos Novos Estudos do Letramento e na Sociologia da Leitura, as percepções de literatura, leitura, leitor e literaturas em língua inglesa (LLI) convencionadas pelos estudantes e acadêmicos. Também pesquisamos sobre a fase da adolescência devido a sua relevância para a compreensão dos conceitos adotados pelos leitores e de suas preferências de leitura, pois a maioria dos estudantes são adolescentes precoces e grande parte dos acadêmicos pode ser considerada adolescente profissional. Constatamos que narrativas em língua inglesa circulam entre os leitores participantes da pesquisa, principalmente na forma traduzida. Entre suas preferências de leitura, diversos títulos de best-sellers foram citados, romances populares e, ao mesmo tempo, marginais. Os resultados obtidos demonstram que os adolescentes participantes fazem parte de comunidades interpretativas de leitores existentes fora de instituições de ensino; utilizam conhecimentos partilhados com tais grupos para construir sentidos no ato da leitura; convencionam suas concepções literárias; estão inseridos em mais de uma comunidade interpretativa (escola/universidade, amigos), por isso algumas de suas concepções são permeadas tanto pelo discurso de instituições de ensino quanto de amigos; são influenciados pela indústria cultural ao escolherem suas leituras. Nesse sentido, justificamos este trabalho pela contribuição com discussões acerca da circulação e do ensino de LLI no Brasil, pelo foco no leitor de narrativas em língua inglesa e pela escassez de pesquisas sobre tal objeto de estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical173 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000196731.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.